Felipo Bellini 25/04/2022 Notícias

Limpar o nome não é só uma questão de honra, mas também uma forma de facilitar suas compras e a chance de mudar de vida. Mas nem sempre é tão simples para muita gente.

Existem dicas que podem ajudar a quitar suas dívidas e limpar o nome. E para te ajudar, preparamos um guia que irá te auxiliar a negociar suas dívidas e deixar seu nome limpo.

O que significa limpar nome?

Quando estamos com dívidas, é comum dizer que ficamos com o nome sujo na praça. Isso significa que o nome do devedor vai parar em um cadastro, dificultando alguns tipos de compras parceladas e até mesmo solicitar cartões de crédito.

O que significa limpar nome

Fonte/Reprodução: original

Limpar o nome, é quando negociamos a dívida com a empresa que estamos devendo e ao final desse pagamento, temos o nome limpo de novo e podemos começar a aumentar o score.

6 dicas para limpar o nome

Para negociar suas dívidas e poder limpar o nome, algumas dicas podem te auxiliar, confira algumas delas:

Saber qual a sua dívida

Para limpar seu nome, primeiro é preciso descobrir de onde é essa dívida. É comum esquecer de pagar alguma coisa, mudar de endereço sem encerrar a conta e muitas outras coisas podem ocorrer. Por isso, você deve consultar a situação do seu CPF para ver a qual empresa está devendo e qual o valor da dívida.

Defina um orçamento para pagar a dívida

Na hora de negociar com a empresa, é preciso saber o quanto você poderá pagar por mês durante o parcelamento da dívida. Por isso, antes de começar a negociação, é importante definir um orçamento para isso e ele não pode comprometer as demais contas da sua casa.

Corte gastos desnecessários

Para não se enrolar, evite gastos desnecessários, principalmente se essas compras forem feitas de forma parcelada. Dê preferência para pagar tudo à vista e compre apenas o que for extremamente necessário.

Entre em contato com os credores

Depois, será necessário fazer contato com o credor, para negociar o pagamento das parcelas. Por isso a importância de saber o quanto você pode pagar por mês e já estar com uma proposta em mente para apresentar ao credor.

Busque ajuda gratuita

Caso você precise de ajuda para renegociar suas dívidas e realizar um planejamento financeiro, existem muitas formas de buscar essa ajuda de forma gratuita. Feiras do Serasa e até mesmo algumas faculdades de finanças auxiliam pessoas nessa missão.

Compare as propostas

As instituições financeiras têm taxas parecidas, mas é importante comparar as propostas de diversas delas antes de fechar. Comece pesquisando pelo banco onde você recebe seu salário, por exemplo, normalmente essa é uma forma de conseguir algumas vantagens.

Onde consigo limpar meu nome?

Existem diversos canais onde você pode entrar em contato para fazer essa negociação e limpar o nome. Confira algumas formas de fazer isso:

Telefone

Uma das formas de negociar suas dívidas é através do telefone do Serasa. Eles oferecem um 0800 onde você pode negociar as dívidas e contas atrasadas.

Internet

Uma das maneiras mais simples e práticas de fazer isso é através do site Serasa Limpa Nome.

App

Com o aplicativo do Serasa você consegue conferir seu score, consultar o CPF e também realizar o pagamento das dívidas.

Estabelecimento Serasa

Você também pode ir diretamente ao Serasa realizar essa negociação e pagar suas dívidas.

O que acontece quando limpar meu nome?

Depois de realizar toda negociação e finalizar a quitação das dívidas, o seu nome estará limpo novamente em média 5 dias depois. Dessa forma, você poderá solicitar cartões de crédito, pedir empréstimos, conseguir financiamentos e tudo mais sem dificuldades.

O que fazer quando a dívida não for minha?

É comum emprestarmos cartão de crédito para terceiros, que nem sempre terão o mesmo cuidado que nós mesmos temos com nosso nome. Caso a dívida não seja sua, você pode tentar entrar em contato com a pessoa que realizou a compra e negociar para que ela pague. E se isso não acontecer, infelizmente você terá que arcar com as dívidas para poder limpar o nome.

O que fazer quando a dívida não for minha

Fonte/Reprodução: original

Ter o nome limpo é fundamental para diversas coisas e é uma facilidade para conseguir alugar uma casa, por exemplo. Por isso, o importante é sempre evitar que o nome fique sujo, mas se aconteceu, agora é hora de correr e fazer essa negociação.

Outros artigos

Concurso para Anpac 2015

05/01/2015

Concurso para Anpac 2015

Se você está pensando em ingressar no funcionalismo público nesse ano, não pode deixar de conferir a lista Concurso para Anpac 2015, que traz diversos processos sele...

Viagem pela Costa dos Corais no Nordeste

16/10/2011

Viagem pela Costa dos Corais no Nordeste

O que se espera quando decide um destino para suas férias? Com certeza muita diversão, tranquilidade, descanso e curtir novas aventuras. Independente de frio ou ...

Nobreak Qual o Melhor?

24/03/2010

Nobreak Qual o Melhor?

Saiba que é extremamente proteger o nosso computador, infelizmente ele está sujeito a riscos, especialmente em dias de chuvas em que trovoam muito e você precisa...