6 dicas para evitar afta na boca

Veja dicas para evitar afta na boca e livre-se definitivamente desse problema. Embora seja uma lesão comum e benéfica, a afta pode desencadear alguns…

Veja dicas para evitar afta na boca e livre-se definitivamente desse problema. Embora seja uma lesão comum e benéfica, a afta pode desencadear alguns transtornos. Ela causa dor e incômodo na hora de falar, comer e beijar. Leia a matéria e descubra como prevenir o problema.

 

Combater as aftas pode ser mais simples do que você imagina. (Foto Ilustrativa)

Combater as aftas pode ser mais simples do que você imagina. (Foto Ilustrativa)

A afta é um tipo de úlcera, que surge não só na boca, mas também na língua, nos lábios, na gengiva e até mesmo na garganta. O problema é bem fácil de identificar, afinal, ele se manifesta na forma de uma lesão esbranquiçada ou amarelada, que causa dor e incômodo.

Praticamente todo mundo já teve afta, pelo menos uma vez na vida. O problema é bastante comum entre adolescente e adultos jovens, mas costuma se tornar menos frequente com o avançar da idade. Para 20% da população, no entanto, a afta é um problema recorrente.

6 dicas para evitar afta na boca

A afta é uma lesão que se manifesta no corpo por causa de trauma local, mordida acidental, estresse psicológico, refluxo, cigarro ou carência de nutrientes. Ela leva normalmente duas semanas para desaparecer por completo da boca.

Confira a seguir dicas para evitar afta na boca ou curar rapidamente essa lesão desagradável:

1 – Consuma vitamina B2

Para prevenir aftas, é muito importante investir no consumo de alimentos ricos em vitamina B2. Quando este nutriente fica em falta no organismo, a imunidade cai e as lesões na boca aparecem com mais frequência.

Leia Também:  Exame Papanicolau: como funciona, importância

A alimentação é a principal fonte de vitamina B2. Para garantir quantidades significativas do nutriente, é preciso incluir leite, iogurte, queijo, carne magra e ovos no cardápio.

2 – Tome vitamina de couve

Adquira o hábito de tomar vitamina de couve. (Foto Ilustrativa)

Adquira o hábito de tomar vitamina de couve. (Foto Ilustrativa)

Para evitar o aparecimento de aftas, é muito importante adotar hábitos saudáveis. Uma boa dica é preparar vitamina de couve e tomar um copo por dia. Para fazer essa bebida, basta bater no liquidificador 1 folha de couve-manteiga, 200 ml de leite e mel a gosto. Acrescente gelo e beba.

3 – Não se estresse

O estresse é o principal gatilho para as aftas na boca, por isso é essencial combater as situações que podem desencadear esse estado psicológico.

4 – Cuide da higiene bucal

Escove os dentes após as principais refeições, usando uma escova apropriada e creme dental. Depois, passe fio dental para evitar as placas bacterianas.

Cuide da higiene bucal. (Foto Ilustrativa)

Cuide da higiene bucal. (Foto Ilustrativa)

5 – Mantenha hábitos saudáveis

Diversos hábitos saudáveis ajudam a combater as aftas, como não fumar, dormir bem, manter uma alimentação balanceada, evitar o consumo excessivo de açúcar e mastigar devagar os alimentos.

6 – Evite determinados alimentos

Se você tem tendência de desenvolver aftas, então a ingestão de determinados alimentos deve ser controlada, como é o caso do café, amendoim, chocolate, morango, tomate, frutas cítricas, figo e canela.

E aí? Você conhece mais alguma dica que ajuda na prevenção de aftas na boca? Deixe um comentário. E lembre-se: se as lesões não desaparecerem, procure um médico.

 

Top