6 dicas para comprar online no celular no Black Friday 2016

PUBLICIDADE

Confira 6 dicas para comprar online no celular no Black Friday 2016 para ficar em alerta e evitar fraudes como ofertas enganosas ou ainda, cair no golpe de algum hacker que se aproveita da época para roubar dados financeiros das pessoas. Para isso, é preciso tomar alguns cuidados com as compras pela internet.

6 dicas para comprar online no celular no Black Friday 2016

 

Verifique se a loja virtual é de confiança. (Foto Ilustrativa)
Verifique se a loja virtual é de confiança. (Foto Ilustrativa)

1 – Não abrir email de desconhecidos

Se você receber um email desconhecido a melhor opção é ignorar e não abrir. Muitos hackers enviam através de email, links que direcionam para páginas falsas e assim, conseguem ter acesso às informações pessoais, além de invadir a memória do celular. Nesta época, eles costumam enviar falsos anúncios oferecendo produtos com valores baixíssimos. Cuidado!

PUBLICIDADE

 

6 dicas para comprar online no celular no Black Friday 2016 (Foto: Divulgação)
6 dicas para comprar online no celular no Black Friday 2016 (Foto: Divulgação)

2 – Cheque a lista de lojas no Procon

Se você não conhece a loja e está com dúvidas referente a reputação, não compre antes de checar a lista de lojas não confiáveis fornecida no portal do Procon. Pesquise e peça indicações antes de comprar. Com a expansão e poder das lojas virtuais infelizmente há muitas pessoas que criam páginas de lojas falsas. É aconselhável comprar online em lojas conhecidas e já consolidadas no mercado.

 

Dicas para não cair em golpes (Foto: Divulgação)
Dicas para não cair em golpes (Foto: Divulgação)

3 – Não utilizar Wi-Fi público

 O wi-fi público aumenta as chances de fraudes, pois não há segurança nesse tipo de rede. Por essa razão, não é aconselhável utilizar redes públicas para compras online. É mais indicado internet privada com proteção de segurança por senha e criptografia.

 

Black Friday 2016 (Foto: Divulgação)
Black Friday 2016 (Foto: Divulgação)

4 – Muita atenção com ofertas por WhatsApp ou SMS

 Assim como nos emails falsos, muitas pessoas também recebem mensagens através do WhatsApp ou pelo SMS do celular. Elas chegam com links infectados com malwares, vírus ou ainda redirecionam para outras páginas que na verdade são falsas. Esse tipo de golpe é muito comum, se você receber apenas apague a mensagem, não encaminhe e também não clique em nada.

PUBLICIDADE
Conheça mais sobre a Black Friday (Foto: Divulgação)
Conheça mais sobre a Black Friday (Foto: Divulgação)

5 – Conferir a segurança da loja online

As lojas virtuais devem oferecer certificado de segurança, o que significa que a página é autenticada e protegida por meio do protocolo “HTTPS”, que oferece a encriptação para evitar o vazamento das informações e também proteger o consumidor.

Para conferir se um site tem certificado de segurança você deve checar se aparece um cadeado antes do endereço da página e se ele se mantém ativado até a finalização das compras.

 Black Friday 2016 (Foto: Divulgação)
Black Friday 2016 (Foto: Divulgação)

6 – Você deve proteger o celular

 É muito importante ter um antivírus instalado no celular, porque assim será possível detectar atividades suspeitas e proteger a instalação de programas que podem espionar e copiar as informações digitadas. Caso o aparelho seja infectado poderá trazer diversos prejuízos para a pessoa como quebra de sigilo de senhas, dados de cartão de crédito e ainda danificação do aparelho.

Existem diversos softwares de antivírus que podem ser baixados no celular a fim de proteger e prevenir contra as ações maldosas de hackers.

O mais indicado para comprar online no celular no Black Friday é acessar a própria página da loja ou baixar o aplicativo oficial. Não é indicado clicar em links de terceiros que redirecionam para outras páginas.

Sempre há essa pratica de golpes durante o ano todo, porém nessa época de grandes ofertas o número costuma aumentar porque as pessoas realmente são mais bombardeadas por emails e mensagens de ofertas das lojas. Por isso, é preciso ter a atenção redobrada para a compra não virar um pesadelo.

Agora que você já leu as 6 dicas para comprar online no celular no Black Friday você pode ficar mais tranquilo e aproveitar as ofertas no dia 25 de novembro com segurança, consciência e economia.

 

 

 

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.