5 super dicas para economizar na hora de fazer compras

Depois de momentos de bastante prosperidade, permitindo à população aumentar consideravelmente o seu poder de compra, a economia brasileira tem apresentado sinais de recessão…

Por Andre em 18/09/2013

Depois de momentos de bastante prosperidade, permitindo à população aumentar consideravelmente o seu poder de compra, a economia brasileira tem apresentado sinais de recessão nos últimos meses, trazendo de volta uma antiga preocupação com a inflação.

Dessa forma, adquirir diversos tipos de produtos, como automóveis, eletrônicos, móveis, calçados, itens de saúde e beleza e até mesmo viajar, tem sido muito mais complicado, devido principalmente à alta dos preços.

Porém, seguindo algumas dicas e truques, é possível economizar na hora de fazer compras, pagando bem menos por aquele produto que você desejava. E com o dinheiro que sobrou, ainda dá para fazer outras compras, poupar para viajar ou guardar para os momentos de urgência.

Dicas para poupar dinheiro na hora de comprar

Antes de sair comprando aquele produto que você tanto queria na primeira loja que encontrar pela frente, não se esqueça de conferir algumas dicas para poupar dinheiro, pois assim aquele sentimento de arrependimento passará bem longe.

É possível economizar bastante na hora das compras, seguindo algumas dicas importantes (Foto: ©iStockphoto.com/Deklofenak 1)

– Compare os preços: muitas pessoas têm a mania de comprar logo na primeira loja que entram, sem nem se preocupar em comparar os preços em vários locais. E ao sair dali, dão de cara com outra loja na qual aquele mesmo produto custa 50% menos em relação ao valor pago.

Diante disso, é fundamental fazer uma boa pesquisa de preços antes de fechar o negócio, seja ligando para as lojas, fazendo buscas na internet ou indo pessoalmente a vários estabelecimentos, pois você poderá economizar bastante e utilizar o dinheiro que sobrou de diferentes maneiras.

Lembre-se o quanto você teve que trabalhar para conseguir juntar aquela grana e dê mais valor ao seu dinheiro, não se esquecendo de sempre comparar os preços.

Comprar na internet é uma ótima forma de economizar (Foto: ©iStockphoto.com/cookelma 1)

 

– Compre na internet: a internet pode ser um excelente meio de comprar produtos mais baratos, já que existe uma grande quantidade de lojas virtuais, permitindo ao consumidor pesquisar bastante, até encontrar um preço justo, sem falar nas diversas promoções que costumam acontecer ao longo do ano, no comércio eletrônico.

Além das versões online das lojas que existem na sua cidade, também é possível encontrar na web diversas lojas online estabelecidas nos municípios vizinhos, em outros estados e até mesmo em outros países, que costumam vender bem mais barato do que nas lojas físicas.

Portanto, faça uma boa pesquisa na internet, compare os valores e veja qual a melhor opção de site para comprar. Lembre-se também que é preciso pagar frete nas compras online para que o produto chegue à sua casa, ou seja, não se esqueça de levar em conta essa taxa, que pode até mesmo sair de graça, dependendo do valor da compra. Para ajudar consumidores, o PROCON disponibilizou um Guia de Comércio Eletrônico que pode ajudar na hora de fazer compras online (veja aqui).

– Utilize cupons de desconto oferecidos na internet: utilizar cupons de desconto é outra excelente dica para economizar. Entre os sites que disponibilizam esse tipo de benefício, o Cuponzar, que tem parceria com algumas das maiores marcas do Brasil, possui um grande destaque.

Acessado através do site www.cuponzar.com.br, o portal é uma ótima opção para quem está em busca de vales de desconto e promoções na internet, para economizar na compra de roupas, calçados, filmes, livros, cosméticos, pacotes de viagem, eletrônicos e muito mais.

Lá você encontra vários vouchers gratuitos, para usar em algumas das principais lojas online do Brasil, disponibilizados sem a necessidade de cadastro. Uma das parcerias do portal é com a Americanas, onde é possível encontrar uma vasta gama de produtos.

Portanto, é sempre legal visitar o Cuponzar antes de fazer qualquer compra, pois além de não gastar nada, a sua economia poderá ser bem grande.

O Cuponzar é um site que oferece cupons de desconto para diversas lojas online (Foto: Divulgação)

– Prefira comprar roupas fora da estação: para quem adora comprar roupas, uma boa dica é se planejar com antecedência e adquirir as peças fora da estação, pois as chances de encontrar preços mais em conta são enormes.

Isso se deve à troca de coleções que as lojas fazem ao longo do ano, se preparando para a chegada da próxima estação. Por exemplo, quando está próximo do inverno, as roupas que fazem parte da coleção verão costumam ter os preços reduzidos (e vice-versa), pois correm o risco de ficarem encalhadas nas prateleiras.

Assim, o melhor a fazer é juntar uma boa grana, ter paciência e procurar com calma pelas liquidações realizadas nas lojas de roupa quando uma estação está chegando ao fim, pois você poderá encontrar belos descontos e renovar o guarda-roupas gastando bem menos.

Ah, e mesmo que os preços já estejam mais baixos, não custa nada pechinchar, não é mesmo?

– Inscreva-se para receber newsletter de sites de compras: frequentemente, o comércio eletrônico realiza grandes promoções, envolvendo os mais variados tipos de produtos, que costumam durar poucas horas ou no máximo um ou dois dias, oferecendo descontos imperdíveis.

Muitas vezes, quando ficamos sabendo de tais liquidações, elas já terminaram e acabamos perdendo a chance de comprar aquela TV de LED, o smartphone ou o tablet com os quais tanto sonhávamos, pagando mais barato.

Para não perder mais nenhuma oportunidade de aproveitar essas ofertas e ficar por dentro de todas as informações, cadastre-se nas suas lojas virtuais preferidas para receber os e-mails com essas ofertas. Basta acessar os sites das empresas e procurar pelo link de cadastro.

Depois de efetuar a sua inscrição, não se esqueça de conferir as mensagens enviadas para a sua conta de e-mail, que trazem as ofertas atuais e geralmente informam sobre as próximas promoções.

 

Top