5 passos para ser um palestrante profissional

5 passos para ser um palestrante profissional

O mercado de palestras vem crescendo bastante nos últimos anos, aumentando a demanda por pessoas que saibam fazer uma boa apresentação. Se você quer…

Por Andre em 01/04/2015

O mercado de palestras vem crescendo bastante nos últimos anos, aumentando a demanda por pessoas que saibam fazer uma boa apresentação. Se você quer investir nessa carreira, conheça 5 passos para ser um palestrante profissional.

5 passos para ser um palestrante profissional (Foto Ilustrativa)

Um bom palestrante não é aquele que apenas saiba conversar em público. Isso muitas pessoas fazem, o que necessariamente não as torna bons profissionais da área. Ou seja, além de não ter medo de se apresentar diante de uma plateia, você também precisa possuir outras características.

Como falar bem em público – dicas

5 passos para ser um palestrante profissional

Roberto Shinyashiki é um dos palestrantes mais famosos do Brasil (Foto Ilustrativa)

Como se tornar um palestrante profissional? Confira, a seguir, 5 passos que podem ajudar a ter uma carreira de sucesso na área de palestras.

  • 1- Para começar a carreira, inspire-se em um palestrante famoso

Ter alguém de sucesso para se inspirar é algo interessante. Mas tome muito cuidado para não se tornar uma cópia daquele palestrante, o que pode ser péssimo para a sua carreira.

  • 2- Tenha paciência

Tornar-se um palestrante famoso e que ganha um bom dinheiro pode demorar. Isso envolve um bom tempo de preparação e anos de estrada para ganhar experiência.

Como superar o medo de falar em público

Apesar de se inspirar em palestrantes famosos, você não deve copiá-los (Foto Ilustrativa)

  • 3- Trabalhe de graça, no início

No começo da carreira, quando você é pouco conhecido, pode ser necessário palestrar de graça. Por mais que isso seja complicado, lembre-se que assim você ganhará experiência, terá material para preencher o currículo e será visto por muitas pessoas.

  • 4- Crie o seu próprio material

Grave as suas palestras em vídeo e áudio, escreva um livro ou e-book. Esses materiais ajudarão na divulgação do seu trabalho e ainda podem gerar renda, com a comercialização ao final dos eventos.

  • 5- Seja original

Evite copiar temas e métodos de outros palestrantes. O melhor é desenvolver um conteúdo original e inédito, pois assim você sempre terá um diferencial.

Mais dicas para se tornar um palestrante de sucesso

O interessado na carreira de palestrante deve estudar bastante e se aprofundar no tema sobre o qual vai se apresentar (Foto Ilustrativa)

Além de seguir os passos citados acima, você também deve estudar bastante e procurar saber tudo a respeito do tema sobre o qual está palestrando. Dessa forma, você pode se tornar uma referência no assunto e ser requisitado com frequência.

10 cursos gratuitos online 2015 pela internet

Outras dicas para se tornar palestrante são investir em cursos (de oratória, idiomas, especialização, etc), para ficar um profissional ainda mais completo, e criar apresentações divertidas e dinâmicas, que chamem a atenção da plateia.

Top