5 passos para realizar uma boa palestra

Conheça 5 passos para realizar uma boa palestra e aumente as suas chances de se tornar um palestrante vitorioso. O mercado está de portas…

Por Isabella Moretti em 02/04/2015

Conheça 5 passos para realizar uma boa palestra e aumente as suas chances de se tornar um palestrante vitorioso. O mercado está de portas abertas para esses profissionais, que podem participar de feiras de negócios, congressos, treinamentos e muitos outros eventos.

5 passos para realizar uma boa palestra. (Foto: Divulgação)

Fazer uma apresentação em público não é tarefa fácil. O nervosismo e o medo de cometer alguma gafe podem atrapalhar o desempenho. O palestrante, no entanto, precisa subir ao palco com tranquilidade e confiança. Ele também deve dominar o tema e conhecer o perfil da sua audiência.

Leia mais: Aprenda a fazer palestras incríveis com Roberto Shinyashiki

5 passos para realizar uma boa palestra

Confira a seguir 5 passos para realizar uma boa palestra:

1. Seja um especialista no assunto

Comece se tornando um especialista no tema da palestra. (Foto: Divulgação)

Um bom palestrante é aquele que domina totalmente o assunto que vai falar em público. Ele já fez cursos específicos, participou de eventos relacionados e tem experiência no mercado. Esse repertório completo é muito importante para conseguir impressionar a audiência e esclarecer qualquer tipo de dúvida.

2. Elabore um roteiro de apresentação

Não adianta você ser expert em um determinado assunto se não sabe conduzir bem uma apresentação. Para não se perder no discurso e organizar o conteúdo, procure elaborar um roteiro com os tópicos principais. Esse material, inclusive, pode servir para os slides. A preocupação com o roteiro também é importante para aproveitar o tempo da melhor forma possível, sem acabar passando do horário combinado.

Veja também: Quer ser um palestrante de renome e ganhar pelo menos 6 mil por palestra? Clique AQUI

3. Interaja com a sua audiência

Transforme a palestra em um evento dinâmico e interativo. (Foto: Divulgação)

Para fazer uma boa palestra, é viável buscar formas de interação com o público. Escolha algumas pessoas para conversar diretamente ou realize uma dinâmica para mobilizar todos os presentes. Também é interessante incentivar a realização de perguntas, seja de forma presencial ou pelos canais de comunicação (Facebook, Twitter e WhatsApp).

4. Esteja preparado para os imprevistos

O palestrante deve ter sempre um plano B, principalmente para que consiga lidar com os problemas técnicos que prejudicam a palestra. Falhas no PowerPoint e cabos de som defeituosos são problemas comuns em apresentações, por isso vale à pena fazer alguns testes minutos antes de subir ao palco.

—> CLIQUE AQUI para se preparar para ser um palestrante. Roberto Shinyashiki dará as dicas para você ser o melhor.

Se você vai apresentar algum vídeo no evento, não conte com a internet do lugar. O ideal é baixar o conteúdo em casa e levá-lo no pen drive. Também tenha o cuidado para não deixar o público ver os arquivos do seu computador durante a projeção, pois não pega bem. Esteja com o conteúdo audiovisual engatilhado quando as pessoas começarem a se acomodar no auditório.

5. Conte suas histórias

Conte histórias que você viveu. (Foto: Divulgação)

Não basta apenas fazer um apanhado de conceitos e cases para compor a sua palestra. É necessário reunir alguns exemplos que você vivenciou e apresentá-los quando for pertinente. Contar histórias é uma forma de despertar o interesse das pessoas e gerar empatia. Em tempo em tempo, dê um toque de humor ao discurso para que a fala não caia na monotonia.

Confira: Como ser palestrante – 06 dicas que vão te ajudar nessa Profissão

Seguindo os 5 passos para realizar uma boa palestra, a sua capacidade de se apresentar em público vai melhorar muito, bem como a desenvoltura na função de palestrante.

Top