5 Melhores óleos para umectação capilar

Conheça os 5 melhores óleos para umectação capilar. Os óleos extraídos de vegetais possuem uma série de vitaminas benéficas para a saúde do couro…

Conheça os 5 melhores óleos para umectação capilar. Os óleos extraídos de vegetais possuem uma série de vitaminas benéficas para a saúde do couro cabeludo e dos fios. Através da umectação capilar feita com esses óleos, é possível recuperar e hidratar profundamente o cabelo.

Melhores óleos para umectação capilar. (Foto Ilustrativa)

Melhores óleos para umectação capilar. (Foto Ilustrativa)

O couro cabeludo produz óleo natural que ajuda na nutrição dos fios, mas em cabelos crespos ou muito danificados o óleo natural capilar tem dificuldade de percorrer e fica concentrado somente na raiz, fazendo com que o comprimento e as pontas dos cabelos fiquem desidratados, opacos e quebradiços.

Leia mais: Como fazer Umectação nos cabelos em casa

A umectação capilar é um grande aliado no tratamento de cabelos danificados, seja pelo uso de química ou hábitos do dia a dia que costumam prejudicar os fios, como o uso excessivo de secador e chapinha. Isso se deve a capacidade dos óleos de abrir as cutículas do cabelo e penetrar nas camadas mais profundas dos fios repondo vitaminas, o resultado é surpreendente e pode ser notado na primeira aplicação.

O tratamento para cabelos com óleos vegetais não traz benefícios somente para os fios. Alguns deles são ótimos também para o couro cabeludo, pois possuem substâncias capazes de combater a caspa, a coceira característica dos couros cabeludos muito secos e também auxiliam no crescimento fortificado dos fios.

Inicialmente, a umectação capilar deve ser feita semanalmente. Após a recuperação dos fios, o tratamento deve se repetir a cada quinze dias para manter a hidratação. O modo de fazer varia de acordo com óleo utilizado, alguns podem ser aplicados diretamente no cabelo, outros precisam ser misturados aos cremes de tratamento. O mesmo ocorre com o tempo de ação desses óleos no cabelo, que não deve passar de oito horas.

5 Melhores óleos para umectação capilar

Confira a seguir os 5 melhores óleos para umectação capilar:

Óleo de Semente de Uva

O óleo de semente de uva é composto por vitaminas C, E e Betacaroteno, que contribui para o fortalecimento dos fios e garante o brilho dos cabelos. Além de o cheiroso, esse óleo é absorvido com facilidade pelos fios e couro cabeludo, pois não é gorduroso. Portanto, pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, dos secos aos mais oleosos.

Como aplicar: Aplique o óleo de semente de uva no cabelo seco, da raiz as pontas. Deixe agir por 1 hora e depois lave os cabelos com shampoo e condicionador.

Óleo de coco

O óleo de coco ajuda a restaurar o cabelo danificado. (Foto Ilustrativa)

O óleo de coco ajuda a restaurar o cabelo danificado. (Foto Ilustrativa)

O óleo de coco é rico em vitamina E e ácidos graxos, atua diretamente no córtex do cabelo, camada interna dos fios que fica exposta com a danificação da cutícula capilar. O óleo é ideal para reestruturar cabelos danificados pelo uso de chapinhas ou muito secos devido a procedimentos químicos e não é recomendado para cabelos naturalmente oleosos.

Como aplicar: Deixe o óleo em temperatura morna. Umedeça as pontas do cabelo e aplique o óleo massageando os fios, deixe o óleo agir de duas a oito horas e depois lave com shampoo e condicionador.

Saiba mais: 5 Receitas para Cabelo Liso e Cacheado com óleo de coco

Óleo de Pracaxi

É extraído da árvore pracaxi e possui vitaminas A, E e grande concentração de ácido behênico. O óleo de pracaxi reduz o volume e controla o frizz do cabelo, isso porque sela as cutículas e forma uma camada hidrofóbica em volta dos fios, que é capaz de proteger o cabelo de danos. Além de nutrir ele proporciona o efeito liso nos cabelos.

Como aplicar: Aplique nos cabelos secos, da raiz as pontas, já que o óleo de pracaxi também é ótimo para a saúde do couro cabeludo. Deixe agir por uma hora e enxague lavando o cabelo com shampoo e condicionador.

Óleo de Rícino

Também conhecido como óleo de mamona, o óleo de rícino é rico em minerais e vitamina E, ele ajuda a fortalecer os fios e combater a queda. Esse óleo tem a capacidade de nutrir profundamente os cabelos, mas e é muito forte para ser aplicado diretamente nos fios. O ideal é misturar o óleo de rícino com o creme de tratamento utilizado de costume para fazer a umectação capilar.

Como aplicar: Misture uma colher de óleo de rícino com duas colheres de creme capilar e passe nos cabelos limpos e secos. Deixe agir por 30 minutos e enxague.

Óleo de Abacate

O óleo de abacate também tem um efeito poderoso. (Foto Ilustrativa)

O óleo de abacate também tem um efeito poderoso. (Foto Ilustrativa)

O óleo de abacate para umectação capilar é extraído da polpa da fruta e é rico em vitaminas A, E e C. Ele hidrata profundamente o cabelo, é ótimo contra a queda e ajuda a manter a umidade natural dos fios, garantindo o brilho e a maciez das mexas. É indicado principalmente para recuperar cabelos extremamente ressecados.

Como aplicar: O óleo deve ser aplicado no cabelo seco, mexa por mexa, da raiz as pontas. O tempo de ação varia com a necessidade do cabelo, mas deve ser de no máximo oito horas. Após a ação do produto, lave os cabelos com shampoo e condicionador.

Veja também: Cronograma Capilar: O que é, como fazer

Agora você já conhece os 5 melhores óleos para umectação capilar. Aposte nesses produtos para nutrir o cabelo e deixá-lo muito mais bonito. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre beleza.

 

Top