5 formas de prevenir o colesterol alto na infância

Confira 5 formas de prevenir o colesterol alto na infância e ajude as crianças da sua família a crescer de forma mais saudável. O…

Confira 5 formas de prevenir o colesterol alto na infância e ajude as crianças da sua família a crescer de forma mais saudável. O colesterol é um componente essencial para o funcionamento do corpo, afinal, ele ajuda a formar diversas substâncias, como a bile, os hormônios sexuais, a vitamina D e as membranas que protegem as células. No entanto, quando essa substância é estocada em excesso no corpo, ela pode ser muito prejudicial à saúde.

5 formas de prevenir o colesterol alto na infância. (Foto Ilustrativa)

O colesterol ruim, também conhecido como LDL, é aquele que se acumula nas artérias e impede a boa circulação do sangue no corpo. Isso pode resultar em problemas gravíssimos de saúde, como é o caso de derrame e infarto.

Quando falamos em “colesterol alto”, logo pensamos nas pessoas idosas e obesas. No entanto, as crianças também estão se tornando vítimas desse problema de saúde. O sedentarismo e o sobrepeso na infância são os principais agravantes e contribuem com o acúmulo de gordura nas artérias.

Leia mais: Dietas para crianças com colesterol alto

5 formas de prevenir o colesterol alto na infância

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Cardiologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 20% das pessoas com idade entre 2 e 19 anos possuem níveis altos de colesterol no sangue. Esses números preocupantes refletem, sobretudo, o aumento da obesidade infantil no país.

Selecionamos 5 formas de prevenir o colesterol alto na infância. Confira:

1. Mantendo uma alimentação saudável

Incentive a criança a ter uma boa alimentação. (Foto Ilustrativa)

A principal recomendação para combater o colesterol é manter uma dieta equilibrada. O cardápio da criança deve ser rico em cereais integrais, legumes, verduras e frutas. Os pequenos costumam ter certa relutância em aceitar esses alimentos nutritivos, mas é importante acostumá-los desde cedo com os sabores. Se for preciso, prepare pratos lúdicos e bem coloridos para despertar o apetite.

Leia Também:  Cães com medo de água: o que fazer

2. Evitando alimentos perigosos

Existem alguns alimentos que devem ficar de fora da dieta, como é o caso dos sucos artificiais, refrigerantes, bolos, biscoitos, salgadinhos, fast food e embutidos.

2. Praticando exercícios físicos

Os pequenos devem praticar exercícios físicos. (Foto Ilustrativa)

As crianças não devem ficar à mercê do sedentarismo, por isso é tão importante que os pais incentivem a prática de exercícios físicos. Praticar um esporte é muito bacana, bem como participar de brincadeiras que estimulam os movimentos, como correr e pular.

Saiba mais: Cerca de 30% das crianças sofrem de colesterol alto

3. Realizando exames médicos

Se existe histórico familiar de colesterol alto, então é importante submeter a criança aos exames médicos a partir dos 10 anos de idade. Dessa forma, é possível prevenir futuras doenças de coração.

4. Controlando da taxa de colesterol

O colesterol alto, na maioria das vezes, é um problema de saúde silencioso. Ou seja, as pessoas nem sempre sentem sintomas quando os níveis estão alto. Por isso é muito importante controlar a taxa e evitar que uma doença se manifeste a longo prazo.

5. Amamentando

A amamentação é essencial. (Foto Ilustrativa)

A amamentação é o primeiro passo para controlar a taxa de colesterol, afinal, ela tem o poder de prevenir a obesidade. Por esse motivo, um bebê deve ser alimentado apenas com leite materno nos seus primeiros seis meses de vida.

Veja também: Alimentos que reduzem o colesterol

Agora que você já conhece as 5 formas de prevenir o colesterol alto na infância, coloque as nossas dicas em prática e garanta a saúde das crianças. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja mais matérias sobre o bem-estar infantil.

Leia Também:  Pacotes de viagens para Florianópolis, CVC 2012-2013

 

Top