5 dietas para mulheres grávidas

Confira quais são as melhores dietas para mulheres grávidas e descubra os benefícios de cada uma. A mulher, quando está grávida, não pode fazer…

Confira quais são as melhores dietas para mulheres grávidas e descubra os benefícios de cada uma. A mulher, quando está grávida, não pode fazer dietas rigorosas. O bebê necessita de todos os nutrientes para se desenvolver perfeitamente, incluindo vitaminas, proteínas, carboidratos e minerais. Qualquer cardápio restritivo para não engordar na gestação pode colocar a saúde da mãe e do bebê em risco.

 

A dieta para a gestante precisa ser primeiramente saudável. (Foto Ilustrativa)

A dieta para a gestante precisa ser primeiramente saudável. (Foto Ilustrativa)

Na hora de elaborar o cardápio, a gestante precisa valorizar os alimentos nutritivos, ou seja, que são fontes de vitamina C, vitamina D, vitamina A, ferro e vitamina K. Outra substância indispensável é o ácido fólico, pois contribui com o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Dietas para mulheres grávidas

O Mundo das Tribos selecionou 5 dietas para mulheres grávidas, ou seja, que são aprovadas por nutricionista e que prezam por um cardápio saudável. Confira:

1 – Dieta DASH

A dieta DASH é considerada a melhor dieta do mundo pelos médicos norte-americanos, afinal, ela estimula uma alimentação nutritiva e previne males como a hipertensão. O cardápio não proíbe o consumo de nenhum grupo alimentar, mas propõe uma redução na ingestão de sal, alimentos industrializados, carnes gordurosas e doces.

2 – Dieta MIND

É importante fazer substituições saudáveis no cardápio. (Foto Ilustrativa)

É importante fazer substituições saudáveis no cardápio. (Foto Ilustrativa)

Outro programa alimentar que tem feito sucesso no mundo todo é a dieta MIND. O cardápio combina alimentos do regime DASH com os itens presentes na dieta mediterrânea. Além de contribuir com a saúde fetal, a MIND também oferece benefícios para o cérebro e previne doenças sérias, como é o caso do Alzheimer. O cardápio é rico em folhas verdes, vegetais, grãos, frutas, cereais integrais, peixe, azeite, vinho e nozes.

Leia Também:  Dieta: Mentiras e Verdades para quem quer Emagrecer

3 – Dieta Mediterrânea

A mulher grávida que deseja adotar uma alimentação saudável deve fazer a dieta mediterrânea. O programa é baseado no cardápio das pessoas que vivem nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Entre os itens mais consumidos, vale destacar: castanhas, nozes, vegetais, azeite de oliva, peixe e nozes.

A dieta mediterrânea é uma boa opção. (Foto Ilustrativa)

A dieta mediterrânea é uma boa opção. (Foto Ilustrativa)

4 – Dieta TLC

A gestante pode adotar um estilo de vida mais saudável através da Dieta TLC. O cardápio tem como objetivo reduzir a taxa de colesterol ruim do sangue e, consequentemente, prevenir doenças cardiovasculares. A proposta é diminuir o consumo de comidas gordurosas, laticínios integrais e carnes gordas. A ingestão de fibras, alimentos integrais e vegetais é estimulada.

5 – Dieta de Fernanda Gentil

A jornalista Fernanda Gentil realizou uma dieta poderosa para não ganhar tanto peso durante a sua gravidez e mesmo assim garantir a saúde do seu filho. O cardápio inclui alimentos como banana, sementes de girassol, mix de castanhas, amêndoas e nozes, chia, alimentos integrais, iogurte natural, frutas, e hortaliças.

E aí? Você tem alguma dica para a alimentação das gestantes? Deixe um comentário.

 

Top