5 dicas simples para limpar seu sofá

5 dicas simples para limpar seu sofá

Confira 5 dicas simples para limpar seu sofá e acabar com a sujeira e odores ruins, que podem surgir com o tempo e estragar…

Por Andre em 09/04/2015

Confira 5 dicas simples para limpar seu sofá e acabar com a sujeira e odores ruins, que podem surgir com o tempo e estragar o brilho de uma das principais peças das salas de TV e estar.

5 dicas simples para limpar seu sofá (Foto Ilustrativa)

Além de contribuir para a decoração do ambiente, o sofá também é sinônimo de bem-estar e conforto, já que passamos uma boa parte do nosso tempo de folga nele. Por isso é fundamental mantê-lo limpo e bem conservado.

Mas como fazer a limpeza do sofá? É o que vamos ensinar a seguir, com dicas bem simples que ajudarão na manutenção dessa peça tão importante da casa.

Telas de LCD e LED: como limpar

5 dicas simples para limpar seu sofá

O aspirador de pó é um ótimo aliado na limpeza do sofá (Foto Ilustrativa)

Na correria do dia a dia, é comum fazer lanches assistindo TV e até almoçar no sofá. Com isso, alguns restos de alimentos acabam caindo no estofado e ficando por lá, se juntando à poeira que pode se acumular e deixá-lo bastante sujo.

Para eliminar essas pequenas sujeiras, confira algumas dicas para limpar o sofá.

1- Utilize uma escova macia e seca para a varrição do estofamento, mas sem esfregar com força. Coloque um balde ou uma pá abaixo do assento para recolher a sujeira.

2- Passe o aspirador de pó em todo o sofá pelo menos uma vez por semana, para eliminar a poeira que se acumula naturalmente.

O pano também ajuda a manter limpo esse móvel cheio de utilidades (Foto Ilustrativa)

Como limpar tela de smartphone e tablet

3- Para retirar manchas mais simples, misture, em um balde, um copo de álcool, uma colher (sopa) de bicarbonato e ½ litro de água. Com o auxílio de uma esponja macia, passe a mistura no local manchado e esfregue. Em seguida, passe um pano seco para retirar o produto.

4- Polvilhe bicarbonato de sódio na superfície do sofá e deixe agir durante 20 minutos. Isso ajuda a remover a umidade e a eliminar odores ruins (como de vômito, por exemplo).

5- No caso de mancha de vinho, a dica é passar gelo e ir enxugando com um pano seco. Outra opção é jogar água com gás no local manchado e enxugar em seguida, tomando cuidado para a água não entrar no estofado.

De quanto em quanto tempo é preciso limpar o sofá?

A maneira de limpar vai depender do tipo de sofá que você tem (Foto Ilustrativa)

A limpeza do sofá deve ser feita pelo menos uma vez por semana, pois assim fica mais fácil mantê-lo com aspecto agradável e livre da sujeira. No caso de derramar líquido no estofado, o ideal é limpar imediatamente, usando pano seco. O mesmo vale para alimentos que caem no sofá e precisam ser retirados na hora.

Como limpar notebook: cuidados, dicas

E uma vez por ano, você pode fazer uma limpeza mais pesada, que poderá ajudar a aumentar a vida útil do móvel.

Top