5 Dicas para você sair da fila do Desemprego

O agravamento recente da crise internacional, os déficits da balança comercial e as baixas demanda das empresas, são alguns dos fatores que levaram e…

O agravamento recente da crise internacional, os déficits da balança comercial e as baixas demanda das empresas, são alguns dos fatores que levaram e ainda levam muitas pessoas ao desemprego. No entanto, é preciso saber dar a volta por cima e voltar ao trabalho de mercado. Se esta é a sua dificuldade, pois, experiência e competência você tem de sobra, confira algumas dicas a seguir:

O primeiro passo é revisar o seu currículo. Adicione informações sobre o seu perfil que acha importante ou modifique aquelas que já estão há muito tempo lá e não se encaixam mais com o novo caminho que deseja seguir. E o mais importante revise todos os erros de português, pois, estes são imperdoáveis.

Adicione urgentemente em seu currículo em sites especializados em recolocação profissionais. No entanto, deve-se ter um certo cuidado, pois, ao contrário do currículo convencional, este, você pode ser resumido e possuir palavras chaves em destaques como: idiomas, cursos, experiência, etc.

Outro ponto extremamente importante é ativar sua rede de contatos, pois, estes, muitas vezes são os que mais te ajudarão a voltar para o ambiente profissional. Segundo pesquisa realizada, a maioria das posições são preenchidas por meio do boca a boca, então procure contar a colegas, amigos e parentes que está pronto para voltar ao mercado.

Procure pesquisar quais são os setores que estão precisando de vagas, informar-se com colegas, firmas, consultorias, e visitar home pages de sites das empresas na internet são ótimas soluções para a procura de cargos vagos.

Na entrevista, dê exemplos práticos de coisas que você já realizou, pois, pesam muito mais que a teoria. Caso não entenda bem a pergunta, não hesite em perguntar, peça para repetir. Seja sincera em todas as perguntas, pois, os recrutadores têm meios de saber se o candidato está mentindo ou não.

Leia Também:  O Sorriso de Mona Lisa e Seu Mistério

Mesmo com todos os fatores que podem interferir no desemprego, hoje em dia, se você for um profissional qualificado e competente, certamente será recontratado facilmente. É muito importante nesta fase você acreditar no seu potencial, pois, aqueles que vão para uma entrevista pensando que não vão conseguir, não conseguirá mesmo.

Top