As 5 dicas para proteger a lombar na gravidez prometem ser de grande ajuda para as mulheres, principalmente aquelas questão enfrentando fortes dores nas costas no último trimestre da gestação.
5 dicas para proteger a lombar na gravidez. (Foto: Divulgação)
A gravidez é uma etapa de modificações no corpo feminino. A mulher passa a carregar uma vida dentro de si, por isso a barriga cresce e novos hormônios começam a ser produzidos em prol do desenvolvimento do bebê. Além do inchaço e do aumento do peso, as grávidas também costumam sofrer com intensas dores nas costas.
A dor lombar na gestação
A dor nas costas na gravidez afeta de 50 a 75% das gestantes. As chances de apresentar este problema são maiores quando a mulher tem histórico de trauma pélvico e lombalgia crônica. Se ela já apresentou dor lombar em uma gravidez anterior, provavelmente terá de novo.
Muitas mulheres sofrem com dor lombar na gravidez por causa do aumento de peso. O normal é a grávida ganhar de 9 a 12 quilos, mas em alguns casos a balança registra um aumento de 20 quilos (algo bastante perigoso para a saúde de mãe e filho).
A dor lombar é o pesadelo de muitas gestantes. (Foto: Divulgação)
Na medida em que a grávida vai ganhando peso, a forma como ela se levanta ou caminha se modifica. Os movimentos passam a exercer forte pressão na coluna, o que acaba resultando nas dores lombares. As alterações hormonais intensificam o problema, já que deixam as articulações pélvicas vacilantes.
5 dicas para proteger a lombar na gravidez
As dores nas costas durante a gestação costumam ser insuportáveis e deixam muitas mamães de cama. Para prevenir este problema, confira a seguir 5 dicas para proteger a lombar na gravidez:
1. Cuidados ao sentar ou ficar em pé
Para prevenir dor lombar, a mulher grávida deve manter as pernas um pouco afastadas e os joelhos levemente dobrados quando estiver em pé. Ficar sentada muito tempo também força a coluna, por isso é recomendado se acomodar sempre em cima dos ísquos.
2. Faça exercícios físicos moderados
Ao realizar exercícios físicos moderadamente, de preferência com a orientação médica, a grávida minimiza as chances de dor lombar.
A grávida deve tomar cuidado na hora de dormir. (Foto:Divulgação)
3. Cuidados na hora de dormir
Na hora de dormir, é recomendado deitar de lado e colocar o travesseiro entre as pernas. Esta posição ajuda a reduzir a pressão das costas.
4. Evite carregar peso
Uma das mais importantes dicas para proteger a lombar na gravidez é evitar carregar peso. Se for preciso pegar o outro filho no colo, por exemplo, é recomendado se agachar primeiro, puxar a criança junto ao corpo e depois se levantar.
5. Exercício contra dor
Existe um exercício contra dor lombar que promete ser de grande ajuda para as grávidas, trata-se da contração do músculo transverso. Para localizar este músculo, basta achar os ossos do quadril e deslizar o dedo até o centro da barriga. Ao tossir, este músculo salta, então fica mais fácil encontrá-lo. Uma série de 15 contrações ajuda a combater dor lombar.
Coloque em prática as 5 dicas para proteger a lombar na gravidez e não sofra com dores nas costas.