5 dicas para palestrantes iniciantes

5 dicas para palestrantes iniciantes

Selecionamos 5 dicas para palestrantes iniciantes, ou seja, instruções que podem fazer toda a diferença na vida de quem pretende ganhar dinheiro com palestras.…

Por Isabella Moretti em 02/04/2015

Selecionamos 5 dicas para palestrantes iniciantes, ou seja, instruções que podem fazer toda a diferença na vida de quem pretende ganhar dinheiro com palestras. É importante se preocupar com diferentes fatores que envolvem a apresentação, desde a montagem do conteúdo até a interação com o público.

5 dicas para palestrantes iniciantes. (Foto: Divulgação)

Dar palestras se transformou em um negócio lucrativo para quem sabe aproveitar. Muitos profissionais, depois de construírem uma carreira bem sucedida, resolvem viajar para vários lugares do país com o propósito de compartilhar os conhecimentos que adquiriram ao longo da trajetória de estudos e trabalho. Cada palestra pode render até 6 mil reais.

Confira: Palestras gratuitas do Sebrae sobre negócios

5 dicas para palestrantes iniciantes

Acompanhe a seguir 5 dicas para palestrantes iniciantes:

1. Invista no seu preparo

Nenhum palestrante começa a dar palestras do nada, simplesmente porque gosta de falar em público. O grande segredo para fazer uma apresentação de sucesso é estar preparado, ou seja, estudar muito. Desenvolva as suas habilidades através de um curso de oratória, invista em uma pós-graduação sobre o assunto, participe de congressos e viva muitas experiências, tanto no meio acadêmico como também no mercado de trabalho.

Investir na própria preparação é fundamental. (Foto: Divulgação)

2. Dê exemplos práticos e vivenciados

Tem coisa mais maçante do que assistir uma palestra baseada apenas em teoria? Esse tipo de apresentação desanima qualquer público. O palestrante iniciante deve encontrar exemplos práticos que tenham a ver com o tema da palestra, de preferência algo que ele tenha vivenciado, para despertar mais empatia. Estudar alguns cases interessantes também é viável para quem não tem muita experiência.

Leia mais: Como ser palestrante – 06 dicas que vão te ajudar nessa Profissão

3. Use os recursos de audiovisual da melhor forma

Hoje em dia, dificilmente uma palestra acontece sem o apoio dos equipamentos de audiovisual, como é o caso do projetor, da tela, do microfone e da caixa de som. Esses recursos precisam estar funcionando adequadamente para que não aconteça nenhum imprevisto durante a apresentação.

Seja criativo e inovador nas suas apresentações. (Foto: Divulgação)

O palestrante precisa saber como elaborar os slides adequadamente para tirar o melhor proveito dos recursos audiovisuais. Em geral, as telas não podem ser carregadas de texto e devem apresentar os tópicos principais, como se fosse um roteiro da apresentação.

4. Adeque a mensagem ao público

Antes de dar uma palestra, procure conhecer o perfil do público que estará presente. Tanto a mensagem como a linguagem usada precisam levar em conta as características das pessoas. O mesmo discurso usado para universitários, por exemplo, não serve para empresários consolidados e vice-versa.

5. Divulgue o seu trabalho

Encontre formas de divulgar o seu trabalho. (Foto: Divulgação)

No início da carreira, o palestrante ainda é um profissional desconhecido. Para construir o seu nome na área e fechar muitos contratos, ele precisa divulgar o seu trabalho. A internet é um ótimo canal para fazer expor as apresentações.

Veja também: Como montar palestras: 5 dicas para montar uma palestra motivante

Siga as nossas 5 dicas para palestrantes iniciantes e com certeza você se tornará um profissional de sucesso.

Top