5 Dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2016

PUBLICIDADE

Veja 5 dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2016. O Programa Universidade para Todos abrirá inscrições no dia 19 de janeiro, a fim de distribuir bolsas de estudo entre os estudantes de baixa renda. Leia a matéria e veja algumas dicas úteis, que aumentam as chances de ser beneficiado pela iniciativa.

5 Dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2016. (Foto Ilustrativa)
5 Dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2016. (Foto Ilustrativa)

O Prouni foi criado pelo Governo Federal em 2005, com o propósito de ampliar o número de brasileiros cursando o ensino superior. A cada semestre, o programa realiza um novo processo seletivo, buscando distribuir bolsas parciais (50%) e integrais (100%).

Leia mais: Prouni 2016: Como se cadastrar

PUBLICIDADE

No ano passado, o Governo anunciou um ajuste fiscal, que impacta diretamente na verba dos programas educacionais, como é o caso do Prouni. Por conta disso, tudo indica que o número de bolsas será menor e a disputa pelas vagas será ainda mais acirrada.

5 Dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2016

Separamos 5 dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2016. Confira:

Entenda as regras

Antes de se inscrever no Prouni, é fundamental que você conheça as principais regras do programa. Existem alguns critérios que norteiam a distribuição de bolsas de estudo e isso deve ser levado a sério por quem deseja se tornar bolsista.

Para participar do Prouni 2016, é preciso ter renda familiar per capita compatível, ter conquistado nota superior a 450 pontos no Enem 2015 e ter estudado o ensino médio na rede pública (ou com bolsa integral em escola particular).

Fique de olho nos prazos

O cronograma oficial do Prouni 2016 já foi divulgado pelo MEC. Os estudantes interessados em conquistar uma vaga no programa devem ficar de olho nesse calendário e respeitar os prazos. O período de inscrição, por exemplo, vai de 19 a 22 de janeiro de 2016. A primeira chamada será divulgada no dia 25 de janeiro. Os candidatos convocados terão o prazo de 25 de janeiro à 1º de fevereiro para efetuar a matrícula.

Cuidado para não perder o prazo de inscrição. (Foto Ilustrativa)
Cuidado para não perder o prazo de inscrição. (Foto Ilustrativa)

Quem não for aprovado na 1ª chamada não deve desanimar. No dia 12 de fevereiro, o MEC vai divulgar a 2ª lista de classificados. Nesse caso, o período de matrícula vai de 12 a 18 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Saiba mais: PUCPR divulga as vagas ProUni e vagas FIES 2016

Escolha o curso com atenção

O curso que o estudante deseja fazer deve aparecer como primeira opção na plataforma do Prouni. No entanto, é preciso avaliar se a nota do Enem é compatível com a nota de corte da graduação. Em geral, os cursos de Medicina e Engenharia são os mais concorridos no sistema.

Fique de olho na nota de corte

Depois de se inscrever no Prouni, você deve ficar de olho na nota de corte. Até o último dia, essa nota mínima deve mudar, determinando as suas chances de ser aprovado ou não. O sistema permite trocar a opção de curso até o último dia de inscrição, portanto, não se desespere.

Recorra à lista de espera

Se não for aprovado de primeira, não desanime. Ainda tem a lista de espera. (Foto Ilustrativa)
Se não for aprovado de primeira, não desanime. Ainda tem a lista de espera. (Foto Ilustrativa)

Além de realizar duas chamadas, o Prouni também tem uma lista de espera. Os candidatos devem manifestar interesse entre os dias 26 e 29 de fevereiro para disputar as vagas remanescentes de 2016.

Veja também: PROUNI 2016 Inscrições, Dúvidas e Calendário

Agora você já conhece 5 dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2016. Aproveite esses conselhos e aumente as suas chances de se tornar um bolsista. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.