5 dicas para conduzir melhor seu tempo neste final de ano

Com a chegada do fim de ano e os feriados, é necessário muita disciplina para não se atrapalhar com festas e afazeres que surgem…

Por Editorial MDT em 22/12/2011

Imagem: (Foto Divulgação)

Com a chegada do fim de ano e os feriados, é necessário muita disciplina para não se atrapalhar com festas e afazeres que surgem de última hora. E isso, sem deixar de lado as tarefas que fazer parte do dia-a-dia. Na contagem regressiva para o Natal e o Réveillon se desesperar não é a saída. Desse modo, confira a seguir cinco dicas para não perder a cabeça nessa época.

1. Faça uma lista

Escreva todas as tarefas que você necessita exercer. “É preciso saber exatamente o quão atrasado o profissional está”, ensina a especialista em gestão do tempo, Christian Barbosa.

A lista pode ser repartida em duas colunas. Anote as tarefas relacionadas ao trabalho em uma coluna e, na outra, comprar mantimentos para a ceia, por exemplo.

2. Classifique as demandas

Classifique quais são as tarefas urgentes, importantes ou circunstanciosas. Na parte de urgências entram aquelas atividades que devem ser realizadas prontamente. As importantes, são aquelas que trarão resultado, mas podem esperar.

E por fim, as circunstanciosas, são as tarefas que não vão intervir em nenhuma outra e podem ser deixadas para ser realizadas por último.

3. Calcule o tempo necessário para riscar um componente da lista

O terceiro passo é tentar presumir quanto tempo leva para que a tarefa seja concretizada. Uma hora ou três dias? Escreva. No final, calcule quantas horas são necessárias para concluir todos os componentes da lista.

4. Distribua as atividades no seu dia-a-dia

“É o único período que eu recomendo para que o profissional chegue mais cedo ou saia um pouco mais tarde”, afirma Barbosa.

Você chegou ao número de 50h de atividades acumuladas, por exemplo, se distribuir 5h para cada dia da semana, em dez dias as pendências estão resolvidas.

5. Refaça a lista se for preciso

Aquela atividade que você achou que demoraria uma hora para resolver se converteu em outras atividades? Coloque todas as tarefas no papel novamente e, classifique, calcule e distribua como na primeira vez.

Top