5 Dicas de redação para concurseiros

Confira 5 dicas de redação para concurseiros. Passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas. A aprovação no certame assegura estabilidade…

Por Isabella Moretti em 01/03/2016

Confira 5 dicas de redação para concurseiros. Passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas. A aprovação no certame assegura estabilidade no emprego, bons salários, benefícios e possibilidade de crescimento profissional. As provas, no entanto, são extremamente concorridas e exigem muita dedicação aos estudos.

5 Dicas de redação para concurseiros. (Foto Ilustrativa)

5 Dicas de redação para concurseiros. (Foto Ilustrativa)

Alguns concursos públicos vão além de questões objetivas e testam a habilidade do candidato de escrever um texto. A redação é uma das partes mais temidas do processo seletivo, mas que pode ser superada com sucesso através de muita leitura e treino em casa.

Leia mais: Como fazer uma boa redação

5 Dicas de redação para concurseiros

Muitas pessoas saem da escola sem saber como desenvolver um bom texto dissertativo. Essa deficiência na aprendizagem pode refletir na hora de disputar uma vaga em concursos públicos. A boa notícia é que algumas dicas podem melhorar, e muito, o desempenho na escrita.

Confira a seguir 5 dicas de redação para concurseiros:

Pense na estrutura do texto

Antes de começar a escrever, é importante ter em mente a estrutura de um texto dissertativo. Tudo começa com um parágrafo de introdução, que faz um breve resumo a respeito do tema. Na sequência, vem o desenvolvimento, que consiste na apresentação dos argumentos dentro de dois ou três parágrafos. Por fim, temos a conclusão, ou seja, as considerações finais sobre o assunto e uma possível solução para o problema debatido ao longo do texto.

É fundamental planejar uma estrutura para o texto. (Foto Ilustrativa)

É fundamental planejar uma estrutura para o texto. (Foto Ilustrativa)

Cuidado com o excesso de vírgulas

As vírgulas servem para organizar as ideias de forma clara e elegante. No entanto, quando são usadas em excesso, deixam o texto cansativo e confuso. Elabore cada parágrafo do texto com muita atenção e faça a pontuação corretamente.

Saiba mais: Como fazer redação para concursos

Organize os argumentos

Muitas pessoas se perdem na hora de escrever um texto dissertativo e acabam criando um conteúdo sem profundidade. Antes de redigir a redação, é importante organizar os argumentos no rascunho, sendo claro, objetivo e fiel ao tema proposto. Para deixar o texto mais rico e com a argumentação fundamentada, vale a pena citar grandes pensadores ou acontecimentos de atualidade.

Atenção ao tamanho do parágrafo

Cada parágrafo de um texto representa uma unidade de pensamento. É importante que ele seja estruturado de forma coerente e que dialogue com restante do texto, para que as ideias não fiquem soltas no papel. Quando o parágrafo é muito longo, ele fica cansativo e maçante. Quando curto, passa a impressão de que o argumento não foi bem desenvolvido. O ideal é que cada unidade de pensamento da redação tenha de 4 a 5 linhas.

Evite fazer um texto com parágrafos longos. (Foto Ilustrativa)

Evite fazer um texto com parágrafos longos. (Foto Ilustrativa)

Cuidado com a ortografia

Os erros ortográficos são responsáveis por eliminar muitos concurseiros, por isso é importante conhecer a escrita certa das palavras e evitar abreviações. Em caso de dúvidas sobre um determinado termo, basta substituir por um sinônimo.

Veja também: Curso de redação gratuito online

Aproveite as 5 dicas de redação para concurseiros. Seguindo esses conselhos, com certeza você vai aumentar as chances de ser aprovado nas provas mais concorridas do país. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre concursos.

 

Top