5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data representa uma ótima ocasião para refletir sobre os problemas ambientais…

Cuidar do planeta é uma responsabilidade de todos.

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data representa uma ótima ocasião para refletir sobre os problemas ambientais e as atitudes humanas que estão causando a degradação. Também concebe uma oportunidade para incentivar a consciência ecológica de cada indivíduo.

O Dia do Meio Ambiente é motivo para eventos em todos os países, inclusive no Brasil. Os governos das prefeituras, instituições e ONGs promovem passeatas, discussões, palestras, campanhas educativas, apresentação de documentários, passeios ciclísticos e atividades que envolvem a ideia de preservação. As escolas também aproveitam a data comemorativa para ensinar os alunos sobre assuntos importantes, como reciclagem, aquecimento global e as formas de combater a poluição.

Por mais que o homem esteja incorporando a ideia de sustentabilidade no seu dia-a-dia, ainda há muito que fazer para melhorar a situação do planeta. As ações em defesa dos recursos naturais precisam ser mais intensas, caso contrário às próximas gerações vão viver em um mundo em ritmo de escassez.

Origem do dia mundial do meio ambiente

A data surgiu em uma conferência da ONU em 1972.

A data foi estabelecida em 1972 durante a Conferência de Estocolmo, realizada pela Organização das Nações Unidas para debater a respeito de questões ambientais. O encontro reuniu representantes de 113 países e 250 ONGs. Nesta mesma ocasião, a ONU aprovou um programa para incentivar a preservação do meio ambiente no mundo todo.

Depois de promover a conferência, a ONU ampliou a sua atuação voltada para a preservação do meio ambiente. Ela passou a tratar de forma mais intensa sobre as questões que envolvem a poluição do ar, da água e do solo, além do desmatamento e da extinção de espécie de animais.

Leia Também:  Captação de água da chuva com garrafa pet

Veja também: 1 a 8 de junho: Semana Mundial do Meio Ambiente

Como preservar o meio ambiente?

Atitudes simples podem fazer a diferença em função da preservação.

As atitudes simples do dia-a-dia são capazes de preservar o meio ambiente. Confira a seguir algumas dicas e mobilize a família para que todos tenham uma postura sustentável.

– Recicle os materiais e reduza a quantidade de lixo depositada no meio ambiente;

– Economize água na hora de tomar banho, lavar a louça e escovar os dentes;

– Plante uma árvore;

– Poupe energia não deixando tantas luzes acesas em casa e nem tantos eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo.

– O percurso nas ruas não precisa ser feito sempre de carro, por isso experimente aderir ao transporte público. A bicicleta também é um meio interessante e ecológico de se locomover. Quanto menos utilizar veículos melhor, pois eles liberam gases poluentes através da queima de combustíveis fósseis.

– Não jogue lixo nas ruas e nem nos rios, pois isso afeta a saúde do meio ambiente e também intensifica as enchentes.

 Saiba mais: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Top