5 Benefícios do ovo para saúde

Descubra quais são os benefícios do ovo para saúde. Esse alimento de origem animal reúne mais de 10 nutrientes essenciais para o corpo, por…

Descubra quais são os benefícios do ovo para saúde. Esse alimento de origem animal reúne mais de 10 nutrientes essenciais para o corpo, por isso tem um impacto positivo na saúde e no bem-estar das pessoas.

O ovo é rico em nutrientes e por isso faz bem para a saúde. (Foto Ilustrativa)

O ovo é rico em nutrientes e por isso faz bem para a saúde. (Foto Ilustrativa)

O ovo é um alimento muito popular na mesa dos brasileiros. Ele pode ser usado para preparar diversos pratos, como bolos, tortas, omeletes, empanados, entre outras delícias. Além de ser versátil na cozinha, o ovo também faz bem para a saúde e ajuda a prevenir doenças.

O ovo de galinha contém, basicamente, três partes: a casca, a clara e a gema. Sua composição é bastante nutritiva, contando com colina, ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês e potássio.

Benefícios do ovo para saúde

Durante muito tempo, o ovo foi considerado um vilão da saúde, pois sua gema é rica em gordura saturada. Essa ideia de que ele faz mal caiu por terra com o tempo, já que vários estudos foram realizados e comprovaram os efeitos positivos do alimento no corpo humano.

Veja a seguir os principais benefícios do ovo para saúde:

Melhora o sistema imunológico

O seu sistema imunológico anda debilitado? Então o momento é perfeito para incluir ovos no cardápio. O alimento melhora as defesas do corpo porque é rico em antioxidantes.

Ajuda a emagrecer

Comer ovo emagrece, desde que o preparo do alimento aconteça da forma correta. O alimento contribui com a perda de peso porque é rico em um tipo de proteína que prolonga a sensação de saciedade.

As melhores opções para quem deseja fazer dieta são: mexido, omelete de claras, ovo cozido ou ovo pochê. Vale lembrar ainda que cada ovo tem em média 70 calorias.

Quando consumido corretamente, o ovo ajuda a perder peso. (Foto Ilustrativa)

Quando consumido corretamente, o ovo ajuda a perder peso. (Foto Ilustrativa)

Contribui com a definição dos músculos

O ovo contribui com o crescimento e a manutenção dos músculos, por isso costuma ser um grande aliado de quem faz academia. Essa ação é possível graças a uma proteína presente na clara. Essa substância, inclusive, é muito utilizada na fabricação de suplementos.

Faz bem para o cérebro

Como já foi dito, o ovo é um alimento rico em proteína. A gema tem grande quantidade de colina na sua composição, substância essa que contribui com a formação dos neurônios. Essa ação contribui com a saúde do cérebro, prevenindo doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Combate o envelhecimento precoce

Comer ovo é uma forma de combater o envelhecimento precoce. (Foto Ilustrativa)

Comer ovo é uma forma de combater o envelhecimento precoce. (Foto Ilustrativa)

Comendo um ovo por dia, você consegue prevenir o envelhecimento precoce. Isso é possível porque o alimento é rico em vitaminas A, D, E e K, além de minerais como zinco, ferro, cálcio e selênio.

Viu só como o ovo pode tornar a sua vida mais saudável? Se você conhece alguma receita com esse ingrediente, deixe um comentário.

 

Top