5 alimentos para fortalecer seu sistema imunológico

Confira 5 alimentos para fortalecer seu sistema imunológico. A grande quantidade de vitaminas e nutrientes presente nas frutas, legumes e verduras são capazes de…

Confira 5 alimentos para fortalecer seu sistema imunológico. A grande quantidade de vitaminas e nutrientes presente nas frutas, legumes e verduras são capazes de auxiliar na prevenção de diversas doenças. Para aproveitar esses benefícios é fundamental manter uma alimentação equilibrada e muito variada.

5 alimentos para fortalecer seu sistema imunológico. (Foto Ilustrativa)

5 alimentos para fortalecer seu sistema imunológico. (Foto Ilustrativa)

O sistema imunológico é responsável por eliminar do organismo os vírus e as bactérias que colocam a saúde em risco. Porém, quando o corpo não recebe nutrientes essenciais para se manter saudável, o sistema imunológico enfraquece e se torna incapaz de proteger o corpo de maneira eficaz.

Veja também: Alimentação saudável, como deve ser?

As gripes e os resfriados são bons exemplos de doenças que ocorrem quando o sistema imunológico está fraco, apesar de não serem graves, são um sinal de que é necessário adaptar o cardápio e fazer refeições mais saudáveis diariamente.

5 alimentos para fortalecer seu sistema imunológico

Confira a seguir 5 alimentos para fortalecer seu sistema imunológico:

Tomate

O tomate contém inúmeras propriedades benéficas para saúde, além de ser capaz de fortalecer o sistema imunológico o alimento auxilia a reduzir os níveis de colesterol e também funciona como diurético. Opte por consumir o alimento cru, sem exagerar nos temperos.

Frutas cítricas

Alimentos como a acerola, a laranja, o maracujá, o limão e o kiwi possuem grande quantidade de vitamina C, nutriente extremamente importante para que a defesa do organismo esteja sempre preparada para combater alguns vírus. O consumo dessas frutas deve ser diário e pode ser feito também através de sucos.

A laranja fortalece a imunidade do corpo. (Foto Ilustrativa)

A laranja fortalece a imunidade do corpo. (Foto Ilustrativa)

Leia também: Dicas de alimentação saudável para quem tem gastrite

Pimenta

Todos os tipos de pimenta são fontes de vitamina A. Esse nutriente tem a função de proteger o organismo contra infecções e assim reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças graves. No entanto, o consumo exagerado desse alimento pode gerar desconforto estomacal, o indicado é incluir a pimenta somente em alguns pratos.

Gengibre

O gengibre é um poderoso termogênico e pode contribuir com a saúde de diversas maneiras. Ele contém propriedades antibacterianas que são capazes de prevenir e de minimizar os efeitos de inflamações na garganta. O gengibre pode ser incluso no cardápio como tempero de diversos pratos ou ainda ser preparado como chá.

Folhas verdes

Inclua brócolis na sua alimentação. (Foto Ilustrativa)

Inclua brócolis na sua alimentação. (Foto Ilustrativa)

Os vegetais de folha verde escura são fontes de ácido fólico, um composto muito importante para estimular a produção de glóbulos brancos e consequentemente, ajudar na defesa do corpo. Entre os principais alimentos desse tipo estão a couve, o brócolis e o espinafre.

Leia mais: Benefícios de uma alimentação saudável

Além de consumir os 5 alimentos para fortalecer o sistema imunológico, não deixe de incluir no cardápio alimentos que são fontes de proteína, sem a presença dela o organismo se torna menos resistente e o risco de desenvolvimento de doenças é bem maior. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top