4 mitos sobre dietas que atrapalham o emagrecimento

Você está querendo perder peso, mas não sabe por onde começar? Então inicie essa etapa desafiadora conhecendo os mitos sobre dietas que atrapalham o…

Você está querendo perder peso, mas não sabe por onde começar? Então inicie essa etapa desafiadora conhecendo os mitos sobre dietas que atrapalham o emagrecimento. Essas informações nem sempre funcionam e podem colocar em risco os resultados do seu regime.

Alguns mitos são responsáveis por colocar o emagrecimento em risco. (Foto: Divulgação)

Alguns mitos são responsáveis por colocar o emagrecimento em risco. (Foto: Divulgação)

Mitos sobre dietas que prejudicam o emagrecimento

Veja quais são os mitos que comprometem o seu emagrecimento:

1 – Para a dieta funcionar é preciso contar calorias

Algumas pessoas, logo que começam a fazer uma dieta, iniciam uma contagem desesperadora das calorias. Essa prática, no entanto, nem sempre funciona quando o objetivo é perder peso. Pense bem: 1 mil calorias de batata frita terão um impacto diferente no organismo do que o mesmo valor calórico em grãos integrais, verduras e frutas.

A quantidade de calorias que o corpo precisa depende muito do gasto energético de cada pessoa no dia. Portanto, ao invés de calcular o valor calórico de cada refeição, experimente ingerir alimentos naturais e saudáveis. Isso sim tem efeito positivo na dieta.

2 – Dieta restritiva funciona sempre

Muitas pessoas defendem por aí a ideia de que a dieta restritiva é a melhor saída para emagrecer rápido. Ledo engano. Reduzir a diversidade dos alimentos no cardápio e passar fome só traz prejuízos para o organismo.

A dieta restritiva não é a melhor opção. (Foto Ilustrativa)

A dieta restritiva não é a melhor opção. (Foto Ilustrativa)

Uma pessoa que só toma suco de couve nas refeições durante uma semana, por exemplo, está fazendo uma dieta extremamente restritiva. Ao invés de adotar essa medida radical, ela deveria ingerir fontes de vitaminas, proteínas, fibras e minerais, algo que só é possível diversificando o cardápio.

Leia Também:  Dietas com baixa densidade calórica

3 – Cortar os carboidratos emagrece

Não é de hoje que os carboidratos são considerados inimigos do emagrecimento, mas nem sempre isso é verdade. Esses alimentos possuem nutrientes muito importante para o corpo. Ao invés de limitar o consumo, a pessoa deve buscar carboidratos saudáveis, como é o caso das sementes, dos legumes, das hortaliças, das frutas e das leguminosas.

Quem deseja fazer uma dieta para perder peso deve excluir do cardápio os carboidratos que não são saudáveis, como é o caso dos doces, das frituras e das carnes gordurosas.

Para emagrecer, não é preciso excluir os carboidratos do cardápio. (Foto Ilustrativa)

Para emagrecer, não é preciso excluir os carboidratos do cardápio. (Foto Ilustrativa)

4 – Qualquer tipo de gordura faz mal à saúde

Essa história de que qualquer tipo de gordura faz mal para a saúde é um grande mito. Existem algumas gorduras boas, que beneficiam o organismo e ainda por cima contribuem com o emagrecimento. Os ácidos graxos poli-insaturados, presentes em óleos vegetais, peixes e sementes, representam um bom exemplo.

E aí? Você conhece algum outro mito sobre emagrecimento que afeta a dieta? Deixe um comentário.

 

Top