4 Benefícios da jaca para a saúde

Conheça 4 benefícios da jaca para a saúde e inclua essa fruta no seu cardápio. Com sabor docinho e casca áspera, a jaca definitivamente conquistou…

Conheça 4 benefícios da jaca para a saúde e inclua essa fruta no seu cardápio. Com sabor docinho e casca áspera, a jaca definitivamente conquistou a preferência dos brasileiros e tem diferentes finalidades na culinária.

4 Benefícios da jaca para a saúde. (Foto Ilustrativa)

4 Benefícios da jaca para a saúde. (Foto Ilustrativa)

A jaca é um fruto tropical bastante popular no Brasil. Apesar da casca ser rústica e resistente, a polpa é bem docinha e pode ser usada para preparar diversos pratos. Além de apresentar um sabor marcante e característico, a jaca também se destaca como uma poderosa aliada da saúde.

Leia mais: Jaca: Fruta Rica em Saúde

A jaqueira atinge cerca de vinte metros de altura, sendo assim uma árvore grande e vistosa. Os pesados frutos normalmente nascem nos galhos e nos troncos, quase sempre agrupados. Com tamanho maior do que a maioria das frutas, a jaca pode chegar a 70 cm de comprimento e peso de até 40kg.

4 Benefícios da jaca para a saúde

A jaca melhora o bem-estar físico e ajuda a prevenir uma série de doenças, pois possui nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. A fruta é rica em fibras, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B e ferro.

Selecionamos 4 benefícios da jaca para a saúde. Confira:

Ajuda a aumentar a imunidade

A jaca melhora a imunidade do corpo, ou seja, reforça os mecanismos de defesa que previnem doenças causadas por vírus e bactérias. Já existe, inclusive, alguns artigos científicos capazes de comprovar que a fruta possui substâncias que favorecem o sistema imunológico.

Fortalecendo o sistema imunológico, você se protege da gripe. (Foto Ilustrativa)

Fortalecendo o sistema imunológico, você se protege da gripe. (Foto Ilustrativa)

Faz bem para a pele

Incluir a jaca na alimentação é uma forma de contribuir com a saúde da pele. A fruta é rica em nutrientes que combatem as sardas, as manchas e outras marcas do envelhecimento precoce. Esse benefício se deve, sobretudo, a generosa quantidade de vitamina A e vitaminas do Complexo B.

Saiba mais: Frutas que fazem bem para pele

Combate anemia

A anemia se manifesta quando o organismo apresenta uma carência de nutrientes. Assim, o portador dessa condição sofre com fadiga, falta de apetite, baixa produtividade e palidez. A jaca, por ser uma poderosa fonte de ferro, melhora esse quadro.

Por ser rica em ferro, a jaca combate a anemia. (Foto Ilustrativa)

Por ser rica em ferro, a jaca combate a anemia. (Foto Ilustrativa)

Ajuda a emagrecer

A jaca proporciona saciedade, reduz a vontade de comer doces e tem baixo valor calórico, por isso ela pode ser considerada uma boa opção de lanche para quem está fazendo dieta. Uma porção de 5 bagos tem apenas 70 calorias.

Veja também: As frutas que emagrecem

Agora você já conhece os 4 benefícios da jaca para a saúde. O fruto pode ser um tanto difícil de consumir, mas com um pouco de paciência e habilidade é possível transformá-lo em geleia, doces, moqueca e até mesmo carne vegetariana. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre alimentação.

 

Top