35ª Edição Rally Dakar: datas, onde acontece

A largada da 35ª edição do Rally Dakar ococrreu na manhã do último sábado, dia 5 de janeiro, em Lima, capital peruana, com a…

A largada da 35ª edição do Rally Dakar ococrreu na manhã do último sábado, dia 5 de janeiro, em Lima, capital peruana, com a presença de um grandioso público na praia de Corrillos. Depois da partida, os competidores passaram por um trecho de ligação com uma extensão 250 km, para chegar a região de Pisco. Estão programadas 14 etapas entre os até o dia 20 de janeiro.

Leia mais sobre: Melhores filmes de carros tunados

O Rally Dakar começou no dia 5 de janeiro (Foto: Divulgação)

Destaque para os chilenos na primeira etapa de motos do Rally Dakar

O chileno Francisco Lopez (KTM 450 Rally) foi o mais rápido que seus concorrentes e registrou um tempo de 7 minutos e 51 segundos, ficando um segundo à frente de Frans Verhoeven, holandês que representa a Yamaha YZF 450. Outro chileno também teve motivos para comemorar nessa primeira etapa de motos do Rally Dakar. Pablo Quintanilla (Honda CRF 450 X) fez sua estreia na competição e surpreendeu ao fazer o terceiro melhor tempo, ficando apenas cinco segundos mais lento que o líder da prova.

Saiba mais sobre: Melhores motos esportivas

Para mostrar que os chilenos vieram com força total na competição, o quarto lugar ficou com Patricio Cabrera (Kawasaki KLX 450). O vencedor do Rally Dakar 2012 ficou somente com a quinta colocação. Cyril Despres (KTM 450 Rally), que ganhou outras duas vezes a competição, além de ser o mais veloz do ano passado, ficou 13 segundos mais lento que Francisco Lopez. O brasileiro Jean Azevedo (KTM 450 Rally) fez o 48° tempo entre as 196 motos, perdendo 1min18 para Lopez.

O Rally Dakar possui etapas de carros e motos (Foto: Divulgação)

Segunda etapa de motos do Rally Dakar

No dia 6 de janeiro, o espanhol Joan Barreda (Husqvarna Rally 450 RR) foi o mais veloz na segunda etapa do Rally Dakar 2013, com um percurso total de 327 km próximo a cidade de Pisco, largada e chegada do desafio. O português Ruben Faria (KTM 450 Rally) e  Joan Pedrero foram os colocados que chegaram depois do espanhol, ficando sucessivamente com o segundo e terceiro lugar. O brasileiro Jean Azevedo (KTM 450 Rally) ficou com a 38ª colocação na etapa. No acumulado ele ocupa a 39ª posição.

O Rally Dakar é um desafio que exige habilidade e resistência (Foto: Divulgação)

Etapas e carros do 35ª Edição Rally Dakar

O Rally Dakar também tem etapas para competidores que pilotam carros. Nesta segunda-feira, 7 de janeiro, será disputada a 3ª etapa ligando as cidades de Pisco a Nazca, no Peru. Ele terá um total de 343 km divididos em 100 km de deslocamentos e 243 km do trecho cronometrado. O vencedor da segunda etapa de carro foi Stéphane Peterhansel, já a dupla brasileira Guilherme Spinelli / Youssef Haddad terminou a mesma etapa na 21ª colocação. Confira abaixo a classificação geral extraoficial:

Leia Também:  Basquete masculino do Brasil estreia contra o Uruguai no Pan

1 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mini): 02:00:20

2 – Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota): + 00:02:38

3 – Roman Chabot / Gilles Pillot (Buggy SMG): + 00 :03 :46

4 – Orlando Terranova / Paulo Fiuza (BMW X3): + 00:06:26

5 – Leonid Novistkiy / Konstantin Zhiltsov (MINI): + 00:09:33

Brasileiros:

21 – Guilherme Spinelli / Youssef Haddad (Mitsubishi): + 00 :36:58

51 – Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Mitsubishi): + 10:28:04

Top