3 formas para recuperar um arquivo corrompido do Excel

Lucas 13/03/2022 Notícias

Está com um arquivo Excel corrompido? Saiba que tem solução! Descubra 3 formas para recuperar um arquivo corrompido do Excel.

recuperar um arquivo corrompido do Excel

O Excel é um editor de planilhas bastante conhecido e utilizado. Apesar da alta eficiência desse programa, falhas podem ocorrer no sistema e resultar em arquivos corrompidos. Entretanto, existem formas de recuperar seu arquivo corrompido do Excel em passos simples.

O Excel é um programa oferecido pela Microsoft, que possui diversas funções que auxiliam no trabalho e na organização de tarefas e atividades. 

O software desenvolvido possui compatibilidade com aparelhos Windows, macOS e de aparelhos celulares com sistemas Android, iOS e Windows Phone. 

As diversas funcionalidades do Excel o tornaram uma ferramenta de uso profissional. O editor de planilhas ficou conhecido por seu uso em planilhas de finanças e contabilidade, mas também pode ser usado para criação de gráficos. 

3 formas para recuperar um arquivo corrompido do Excel

Como todo sistema é passível de erros, o software da Microsoft não fica de fora disso. Uma falha bem comum como ter um arquivo corrompido pode acontecer quando menos esperamos.

Trazemos aqui 3 formas para você recuperar arquivo corrompido no Excel

  1. Recuperar arquivos através do Excel

Nessa opção de reparação, o usuário precisa acessar suas planilhas no Excel como já faz e dar início a recuperação de arquivos corrompidos manualmente. 

Ao acessar a página inicial, ao invés de clicar para abrir o arquivo que está corrompido, abra uma planilha nova em branco. Depois clique em Arquivo no canto superior esquerdo da tela. 

Em Arquivo, clique em abrir e busque pela planilha que está corrompida. Ao localizá-la em seus documentos, clique na setinha ao lado do botão Abrir do seu computador. Ao clicar nessa seta, você irá identificar seis opções exibidas. Busque pela opção abrir e reparar, logo em seguida uma caixa de alerta do Excel irá aparecer. 

Clique em reparar para tentar recuperar sua planilha. Vale mencionar que esse processo pode demorar por horas ou dias a depender do tamanho da planilha e de seus arquivos. Além de que o computador deve ficar ligado durante todo o processo. Esse método é ideal para quem quer recuperar uma planilha não muito pesada. 

Ao clicar em extrair dados, você poderá recuperar seus dados mais essenciais da planilha. Duas opções aparecem nessa nova caixa de alerta: converter em valores e recuperar fórmulas. 

Escolhendo a primeira opção, parte da sua planilha estará com sua formatação desconfigurada, mas os seus valores ainda serão mantidos.  Apesar de detalhes da formatação serem perdidos, a base de seus dados ainda pode ser encontrada e transferidos para uma nova planilha.

  1. Usando o Repairit 

Uma opção simples e rápida para recuperar arquivos corrompidos do Excel é utilizando a ferramenta do Repairit. 

O Repairit é um software da Recoverit especializado na reparação de vídeos e fotos corrompidas. Para o Excel, o Repairit é capaz de recuperar e reparar arquivos XLS e XLSX ao que eram originalmente, com todas as suas informações intactas.

A interface desse programa é dinâmica e de fácil acesso por todos os públicos. Além de ser compatível com modelos Windows e Mac. 

Para realizar a reparação, basta adicionar os arquivos corrompidos ao menu Reparo de Arquivo do Repairit. 

Após transferir todos os seus arquivos corrompidos para o software, prossiga com o processo de reparação clicando em Reparar no canto inferior direito da sua tela e espere o programa recuperar seus arquivos. 

Ao fim da reparação dos arquivos corrompidos, o Repairit oferece ao usuário a opção de pré-visualizar e conferir se todos os arquivos voltaram para seu arquivo original. Se estiver tudo correto, basta clicar em Salvar e escolher um local para armazenar seus arquivos reparados.

  1. Formato HTML

Como última opção, se nenhum dos métodos convencionais conseguir te ajudar a recuperar seu arquivo corrompido do Excel, existe uma dica que pode te ajudar. 

Ao salvar sua planilha do Excel no formato HTML para web, você pode exportar sua planilha ou gráfico e exibi-los em seu navegador normalmente. 

Com seu arquivo corrompido, conseguir abrir sua planilha em uma aba de navegador pode fazer a diferença. Além de ser um processo alternativo de recuperação de arquivos simples e fácil. 

Para exportar seu arquivo para o formato HTML, procure por Arquivo e depois por salvar como. Antes de dar continuidade, selecione a opção de salvar em neste computador ou desktop. 

Em salvar como, escolha o local onde o arquivo será exibido, nesse caso selecione a opção Página Web HTML. Decida um nome para seu arquivo HTML e clique em salvar no canto inferior da caixa de diálogo. 

Pronto! Após salvar, você já poderá encontrar sua planilha como uma página web em formato HTML.

Não deixe de tentar cada uma dessas opções antes de ter seu arquivo corrompido do Excel como perdido! A maioria das soluções são simples e rápidas de serem executadas, busque por alternativas que mais se assemelham ao que você procura reparar.

Outros artigos

Agasalhos Esportivos Femininos

03/05/2011

Agasalhos Esportivos Femininos

[caption id="attachment_180581" align="aligncenter" width="300" caption="Agasalho feminino branco"][/caption] As mulheres podem se sentir a vontade para incluir a...

Curso de Formação de Professores Online

12/07/2010

Curso de Formação de Professores Online

Todos estamos vendo que nos últimos anos, cresceu-se bastante a demanda de cursos de formação de inglês para fins específicos, tanto para o meio acadêmico como n...