sexta-feira, 30 de setembro de 2022 - 30/09/2022 13:23:18
MundodasTribos

Ser diferente é muitas vezes a causa do preconceito de muitas pessoas que se acham superiores ou mesmo quem tem medo daquilo que não é igual a você. As pessoas portadoras de deficiência, seja ela visual, oral, no andar ou com deformação física, são diferentes da maioria da população e por isso, muitas vezes são discriminadas.

Quem sofre com algum tipo de limitação precisa encarar as dificuldades de uma sociedade que não foi feita pensando nas suas limitações e com o olhar curioso ou de espanto de pessoas que não aceitam muito bem as diferenças. As barreiras não param por aí, são dificuldades de ordem social, política, econômica e cultural. É acordar todo dia com certeza de que nada vai ser fácil.

O que este artigo aborda:

Por que essa data?

O dia em que se faz a homenagem às pessoas portadoras de deficiência é o mesmo dia da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembleia Geral da ONU, em 1982. Desde 1968 as Nações Unidas comemoram a data e o intuito é o de formalizar um dia para que as pessoas de todo o mundo comemorem a data com campanhas de conscientização e reflexão a respeito de suas ações e assim manter o tema vivo na cabeça de todos.

O que é deficiência física?

A deficiência física é uma alteração total ou em parte de um ou vários membros do corpo, isso compromete a realização de atividades físicas da pessoa. As deficiências de ordem física podem ser: paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, excluindo-se deformidades de origem estética ou mesmo que não comprometam o desempenho de atividades físicas como um todo.

Além dessas, há ainda os tipos de deficiência conhecidos por muitos, como a deficiência auditiva, visual, mental ou múltipla, quando há mais de um tipo de deficiência.

Da próxima vez que você olhar para o lado e ver ou encontrar alguém com algum tipo de deficiência, aja com naturalidade e respeito, o que mais aquela pessoa precisa é de ajuda ou carinho e não olhares críticos ou curiosos. Fique atento para ser solidário e mais humano!

O conteúdo "3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência" foi feito por Redacao e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Desemprego na Eurozona estabelece novo recorde

Desemprego na Eurozona estabelece novo recorde

Macaco Hidrálico Jacaré, Preços

Macaco Hidrálico Jacaré, Preços

Tratamento Gratuito de Varizes

Tratamento Gratuito de Varizes

Iates de Luxo a Venda, Preços

Iates de Luxo a Venda, Preços

Curso de Impressão Offset Grátis

Curso de Impressão Offset Grátis

Curso de kuduro: onde fazer

Curso de kuduro: onde fazer