3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência

Ser diferente é muitas vezes a causa do preconceito de muitas pessoas que se acham superiores ou mesmo quem tem medo daquilo que não…

Ser diferente é muitas vezes a causa do preconceito de muitas pessoas que se acham superiores ou mesmo quem tem medo daquilo que não é igual a você. As pessoas portadoras de deficiência, seja ela visual, oral, no andar ou com deformação física, são diferentes da maioria da população e por isso, muitas vezes são discriminadas.

Quem sofre com algum tipo de limitação precisa encarar as dificuldades de uma sociedade que não foi feita pensando nas suas limitações e com o olhar curioso ou de espanto de pessoas que não aceitam muito bem as diferenças. As barreiras não param por aí, são dificuldades de ordem social, política, econômica e cultural. É acordar todo dia com certeza de que nada vai ser fácil.

Por que essa data?

O dia em que se faz a homenagem às pessoas portadoras de deficiência é o mesmo dia da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembleia Geral da ONU, em 1982. Desde 1968 as Nações Unidas comemoram a data e o intuito é o de formalizar um dia para que as pessoas de todo o mundo comemorem a data com campanhas de conscientização e reflexão a respeito de suas ações e assim manter o tema vivo na cabeça de todos.

O que é deficiência física?

A deficiência física é uma alteração total ou em parte de um ou vários membros do corpo, isso compromete a realização de atividades físicas da pessoa. As deficiências de ordem física podem ser: paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, excluindo-se deformidades de origem estética ou mesmo que não comprometam o desempenho de atividades físicas como um todo.

Continuar Lendo  Ponta Negra - Praia no Rio Grande do Norte

Além dessas, há ainda os tipos de deficiência conhecidos por muitos, como a deficiência auditiva, visual, mental ou múltipla, quando há mais de um tipo de deficiência.

Da próxima vez que você olhar para o lado e ver ou encontrar alguém com algum tipo de deficiência, aja com naturalidade e respeito, o que mais aquela pessoa precisa é de ajuda ou carinho e não olhares críticos ou curiosos. Fique atento para ser solidário e mais humano!

Top