25 de outubro: Dia do Dentista

No dia 25 de outubro comemora-se o Dia do Dentista. A data se revela perfeita para homenagear e parabenizar o profissional que cuida da…

No dia 25 de outubro comemora-se o Dia do Dentista. A data se revela perfeita para homenagear e parabenizar o profissional que cuida da saúde bucal e trabalha em função do sorriso das pessoas.

O dentista é o profissional responsável pelo seu sorrido. (Foto:Divulgação)

Origem da data

O dia 25 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Dentista por causa do decreto 9.311, responsável pela criação oficial do curso de odontologia no Brasil. Datado de 25 de outubro de 1884, o decreto deu início a formação de dentistas, ainda durante o Regime Imperial.

Os dentistas no Brasil

De acordo com um dado publicado no livro, “Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro”, o Brasil é o país com o maior número de dentistas. Estima-se que 19% dos profissionais de odontologia do mundo estão trabalhando em território brasileiro.

O dentista é um profissional muito importante para a sociedade, pois além de garantir a beleza do sorriso, ele também é capaz de realizar tratamentos contra os principais problemas odontológicos que causam dor e interferem na qualidade de vida.

Saiba mais: Melhores Faculdades de Odontologia do Brasil

19% dos dentistas de todo o mundo estão no Brasil. (Foto:Divulgação)

Os profissionais que cuidam da saúde da boca estão presentes no Brasil desde os tempos mais remotos. Quando Pedro Álvares Cabral aportou no território, trouxe consigo barbeiros e sangradores, considerados os dentistas da época. A denominação “dentista” aparece pela primeira vez em 1782, no documento que licenciou o mártir da inconfidência Tiradentes.

A história da odontologia acompanhou a evolução do Brasil e alguns acontecimentos são considerados marcantes. Em 1884, foi criado o primeiro curso oficial de odontologia, nas Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro. Foi o início da formação dos primeiros cirurgiões-dentistas brasileiros.

Leia Também:  Número de milionários no Brasil cresce 6,2% em 2011

O século XX foi considerado um período de evolução para a odontologia brasileira, com marcos como a publicação do primeiro manual odontológico, elaborado por Augusto Coelho e Souza, considerado o ‘pai da odontologia’.

A profissão de dentista

Embora o mercado esteja saturado, o dentista conta com boas oportunidades. (Foto:Divulgação)

O dentista se dedica ao estudo e tratamento dos dentes. Seu trabalho inclui tarefas como extração, limpeza, instalação de próteses e cirurgias. Ele também pode voltar a sua carreira para a área de estética dentária.

Depois de cursar uma faculdade com duração de cinco anos, o dentista está pronto para atender aos seus pacientes. O mercado de trabalho para a área clínica está saturado, principalmente na região Sudeste, mas existem outras formas de prosperar e conseguir sucesso na carreira. Muitos dentistas acabam se tornando professores universitários ou funcionários públicos, prestando atendimento pelo SUS. O salário inicial do profissional graduado em odontologia é de R$ 1.740,00.

Veja também: Tratamento Dentário Grátis – Dentista Gratuito Pelo SUS

Top