25 de outubro: Dia da Democracia

Em um ano que as eleições aconteceram para a escolha dos representantes municipais, a palavra democracia foi mencionada muitas vezes. Nesse dia 25 de…

Em um ano que as eleições aconteceram para a escolha dos representantes municipais, a palavra democracia foi mencionada muitas vezes. Nesse dia 25 de outubro, mais uma vez, o ato democrático será lembrado, já que essa data foi escolhida como o Dia da Democracia.

Leia mais sobre: Eleições municipais de 2012 – datas

O voto é o instrumento da democracia (Foto: Divulgação)

A democracia nada mais é do que o sistema de governo em que prevalece a vontade da maioria da população, mas sem deixar de lado o respeito aos direitos da minoria que tem opinião diferente. As sociedades democráticas são governadas por representantes eleitos de forma direta, ou seja, através da vontade da maior parte da população.

Democracia no Brasil

Após um grande período em que o Brasil viveu na ditadura militar (de 1964 a 1984), o país começou o processo de redemocratização. Milhões de brasileiros foram as ruas lutar para ter direito a expressar sua vontade política e escolher que seriam os seus representantes, através das eleições diretas. Em 1988 uma nova Constituição ampliou os direitos individuais e restaurou as liberdades públicas, inclusive, dando direito a democracia.

Saiba mais sobre: 2 via de título de eleitor: como tirar

O Brasil está entre os países que vivem sob o regime democrático (Foto: Divulgação)

Origem do Dia da Democracia

Não se sabe ao certo quando que o Dia da Democracia passou a ser comemorado e o motivo que levou a escolha do dia 25 de outubro para tal celebração. No entanto, essa data é muito importante, pois representa o direito de escolha, a liberdade de expressão e a chance de mudança social por meio do voto.

Por isso, use a democracia a seu favor. Toda vez que for votar lembre-se que muitas pessoas sonharam com esse momento e deram a vida por isso. Sem eleições diretas não existia a democracia, faça do seu voto uma verdadeira arma contra a má gestão de recursos públicos e escolha o seu candidato de modo consciente, avaliando quem será melhor para a sua comunidade, cidade e, estado e país.

Leia Também:  Alimentos para aumentar o Libido naturalmente

Top