25 de novembro: Dia Nacional do Doador de Sangue

Doar sangue é um gesto simples, mas capaz de salvar vidas. As pessoas que praticam este ato de amor e generosidade são homenageadas no…

Por Isabella Moretti em 25/11/2012

Doar sangue é um gesto simples, mas capaz de salvar vidas. As pessoas que praticam este ato de amor e generosidade são homenageadas no dia 25 de novembro, considerado oficialmente o Dia Nacional do Doador de Sangue.

No dia 25 de novembro comemora-se o Dia do Doador de Sangue. (Foto:Divulgação)

O doador de sangue é útil em diferentes situações. Ele pode ajudar uma pessoa que sofreu acidente de trânsito e precisa repor o sangue perdido. Seu ato de generosidade também pode ser determinante nas cirurgias longas, pois nem sempre os procedimentos conseguem preservar a quantidade de sangue que o corpo do paciente necessita. O doador também contribui com a difícil rotina do portador de hemofilia, um problema que dificulta a tarefa do corpo de conter sangramentos.

Ao fazer uma doação de sangue, a pessoa não é prejudicada em hipótese alguma. O ser humano adulto tem em média cinco litros de sangue e as doações extraem no máximo uma quantidade de 450 ml, isto é, menos de 10% do total.

Saiba mais: 14 de junho: Dia mundial do doador de sangue

A doação de sangue no Brasil

O número de doadores de sangue no Brasil ainda é baixo e não atende as expectativas da OMS (Organização Mundial de Saúde). O percentual de brasileiros que participam da coleta pelo menos uma vez por ano é de 1,76% a 1,78%, mas a OMS recomenda 3% a 5% para dar conta da demanda. Os especialistas no assunto ainda constataram que as doações de sangue acontecem com mais frequência quando o Brasil enfrenta algum tipo de tragédia.

Cerca de 92 milhões de doações de sangue acontecem por ano. (Foto:Divulgação)

Doação de sangue no mundo

Os doadores estão presentes em todos os cantos do planeta para repor os estoques dos bancos de coleta. Segundo dados da OMS, cerca de 92 milhões de doações de sangue acontecem por ano em todo o mundo.

Os levantamentos ainda apontam que uma única doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

Como doar sangue?

Quem nunca doou sangue ainda tem a oportunidade de se engajar no projeto como voluntário. Para fazer a doação, basta comparecer a um banco de coleta (hemocentro ou hospital) e apresentar um documento com foto. Antes de doar sangue, o indivíduo também é submetido a uma avaliação prévia para verificar se ele possui algum problema de saúde que impeça a coleta.

Condições para doar sangue

A doação de sangue é um ato de generosidade e pode salvar vidas. (Foto:Divulgação)

Para ser um doador de sangue, é necessário estar de acordo com os pré-requisitos: ter boas condições de saúde, idade entre 16 e 68 anos e peso mínimo de 50 quilos. No dia da doação, a pessoa também deve estar descansada e bem alimentada.

Quem fez tatuagem deve esperar pelo menos 12 meses para finalmente doar sangue. No caso da mulher que está amamentando, o prazo é de 90 dias após um parto normal e 180 dias depois da cesariana. Pessoas que são portadoras de doenças transmissíveis pelo sangue também não podem ser doadoras.

Veja também: Requisitos minimos para doação de sangue

Top