24 de outubro: Dia da Organização das Nações Unidas – ONU

No dia 24 de outubro, comemora-se o Dia da ONU (Organização das Nações Unidas). A data representa uma ótima oportunidade para refletir a respeito…

Por Isabella Moretti em 24/10/2012

No dia 24 de outubro, comemora-se o Dia da ONU (Organização das Nações Unidas). A data representa uma ótima oportunidade para refletir a respeito das ações realizadas em função a paz mundial, aos direitos humanos e a segurança internacional.

Bandeira da ONU. (Foto:Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Origem do Dia da ONU

A escolha do dia 24 de outubro como Dia da ONU é uma homenagem à data em que a organização foi inaugurada, no ano de 1945, na cidade de São Francisco, Estados Unidos. A partir desta ocasião, a maioria dos países se uniu para pregar muitos ideais que não existiam antes.

A história da Organização das Nações Unidas

A ONU foi fundada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, contando com a participação de 51 países que estavam cansados de tantos desentendimentos, mortes e destruições. No período de pós-guerra, a organização fez a sua estreia procurando meios de evitar um novo conflito armado.

Além de trabalhar com o objetivo de deter as guerras entre os países, a ONU foi criada para substituir a Liga das Nações e cumprir com diversas missões em escala internacional. Basicamente a organização começou atuar na elaboração de leis internacionais, no progresso social e no desenvolvimento econômico.

Saiba mais: ONU, Programa Jovens Profissionais 2012: inscrições

A ONU é formada por 192 países membros. (Foto:Divulgação)

Atualmente a ONU é formada por 192 países membros, sendo que Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França pertencem ao Conselho de Segurança e são responsáveis por manter a paz e a segurança no mundo. O atual secretário-geral, que atua como porta-voz e líder da ONU é Ban Ki-moon, um coreano cujo mandato já dura desde 2007.

A principal sede das Nações Unidas está localizada em Nova York. É lá que os representantes dos países membros se reúnem para discutir leis e projetos. Nas reuniões, também chamadas de assembleia geral, vários temas políticos, administrativos e diplomáticos costumam ser abordados.

Há diversos organismos que trabalham em parceria com a ONU para que os objetivos traçados sejam cumpridos, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Veja também: Relatório da Onu prevê calor, secas e chuvas cada vez mais intensas

Curiosidades sobre a ONU

Ban Ki-Moon, líder da ONU. (Foto:Divulgação)

As contribuições dos países membros são responsáveis por manter a ONU.

As línguas oficiais da ONU são: inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.

Os países que mais contribuem financeiramente com a ONU são Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.

O grande opositor da ONU é o John Birch Society. O grupo considera que a Organização das Nações Unidas estabeleceu um ‘Governo Mundial Único’.

Top