23 de maio: Dia da Juventude Constitucionalista

PUBLICIDADE
Ilustração do cartaz que convocou as pessoas à revolta.

No dia 23 de maio comemora-se o Dia da Juventude Constitucionalista. A data serve para recordar e refletir a luta dos jovens que aderiram ao movimento constitucionalista de 1932. Apesar a revolução ser lembrada em todo o estado de São Paulo no dia 9 de julho, foi em 23 de maio que os paulistas tomaram a decisão de batalhar pela causa.

Veja também: 09 de Julho – Feriado da Revolução Constitucionalista

A origem da data

A data é lembrada por causa da morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Eles encararam um confronto com a polícia em protesto a ditadura do governo de Getúlio Vargas, mas acabaram assassinados. O acontecimento foi a gota d’ água para os jovens paulistas, que indignados com a situação, iniciaram uma grande revolta.

PUBLICIDADE

As iniciais dos nomes dos rapazes mortos serviram para formar a sigla simbólica da revolução – MMDC. O movimento revolucionário ganhou vários adeptos e, em 9 de julho de 1932, os estudantes armados se rebelaram contra o Governo Vargas. A ação tinha como objetivo derrubar o presidente ditador e estabelecer uma nova constituição para o Brasil.

Os paulistas estavam indignados com a situação do país, que permanecia a mercê de um governante que tinha se mantido no poder através de um golpe de Estado. A revolta também foi aderida pelos grupos derrotados na Revolução de 1930 e que desejavam revidar.

O MMDC foi um grande movimento revolucionário organizado pela juventude constitucionalista.

O MMDC foi responsável por mobilizar aproximadamente cem mil homens para atuar na revolução, sendo que a maioria pertencia à classe média. Os jovens revolucionários enfrentaram 87 dias de combate, com um saldo oficial de 934 mortos. Estima-se que a quantidade de pessoas que perderam suas vidas no conflito seja maior, algo em torno de 2200 mortos.

A revolta liderada por paulistas chegou ao fim no dia 3 de outubro de 1932, quando os soldados se renderam as forças federais. Por mais que os jovens revolucionários não tenham conquistado a vitória, eles conseguiram abalar o Governo de Getúlio Vargas e aquecer a luta pela democracia. Dois anos mais tarde, em 1934, foi promulgada uma nova constituição.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma atitude de coragem dos jovens paulistas que presenciavam diariamente o abuso de poder da ditadura. O confronto que se deu no estado de São Paulo foi um grito de liberdade, representando a insatisfação dos jovens da época que desejam viver em um país regido pela democracia.

Obelisco de São Paulo

No estado de São Paulo, a Revolução Constitucionalista é motivo para um feriado no dia 9 de julho, e também, serve de pretexto para outras tantas homenagens aos membros do MMDC, como o monumento Obelisco de São Paulo.

PUBLICIDADE

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.