23 de abril: Dia mundial do livro e dos direitos do autor

O Dia mundial do livro e dos direitos do autor, comemorado em 23 de abril, tem como objetivo promover a importância da literatura na…

Por Isabella Moretti em 23/04/2012

O Dia Mundial do Livro também incentiva o prazer pela leitura.

O Dia mundial do livro e dos direitos do autor, comemorado em 23 de abril, tem como objetivo promover a importância da literatura na sociedade. A data serve de conscientização sobre o hábito de ler e também busca dar mérito aos grandes autores.

O dia 23 de abril não foi escolhido por acaso. Na verdade, ele marca a data de falecimento de grandes nomes da literatura mundial. Tirando proveito desta coincidência, a UNESCO oficializou a data comemorativa no ano de 1995. Desde então as comemorações são realizadas em várias partes do mundo.

Coincidências do dia 23 de abril

Em 23 de abril de 1616, a literatura universal ficou muito mais pobre com a morte de Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Os três escritores foram essenciais para a construção de uma literatura com grande potencial e impacto cultural.

Shakespeare e Cervantes viveram na mesma época.

Cervantes foi um importante romancista espanhol e responsável pela criação de um dos personagens mais memoráveis de todos os tempos, Don Quixote de La Mancha. O autor serve até hoje de referência para a língua castelhana, sendo ainda motivo de orgulho para os leitores espanhóis.

Shakespeare foi escritor, dramaturgo e poeta. Ele desempenhou papel fundamental na literatura inglesa, escrevendo dramas históricos, comédias e tragédias. Entre suas produções mais formidáveis, vale destacar Sonho de uma Noite de Verão, Romeu e Julieta e Hamlet.

Em suas obras, Inca Garcilaso de la Vega procurou retratar o passado do continente americano, colocando o seu país natal como foco dos projetos, o Peru. Considerado o “Príncipe de los escritores del nuevo mundo”, teve como principal produção a obra “Comentários Reais dos Incas”.

A proteção aos direitos autorais

Os direitos autorais são importantes para que o autor obtenha créditos pelo seu trabalho.

A ideia de criar o Dia Mundial do Livro surgiu numa conferência geral da UNESCO na Catalunha (Espanha). A data também serviu de apoio à defesa dos direitos autorais dos escritores, que muitas vezes são desrespeitados e muitas vezes deixados em segundo plano.

A valorização dos direitos autorais ajuda a preservar a integridade das obras de caráter literário. Desta forma, as grandes ideias não perdem a credibilidade com o tempo e nem são prejudicadas pelo avanço da pirataria.

Os livros de Cervantes e Shakespeare só são reconhecidos mundialmente porque tiveram a autoria preservada. Por isso a data surge como uma forma de conscientização, buscando apreciar os esforços de tantos outros autores.

Top