20 de julho: Dia do Amigo

A amizade é necessária para qualquer ser humano. Todos precisam ser amados por alguém que está disposto a sempre ajudar. Por isso, não esqueça…

A amizade é necessária para qualquer ser humano. Todos precisam ser amados por alguém que está disposto a sempre ajudar. Por isso, não esqueça de comemorar com as pessoas amadas o Dia do Amigo. A proposta dessa data comemorativa é de celebrar a amizade entre as pessoas.

Amigos fazem muito bem para a saúde (Foto: Divulgação)

Dia do Amigo no Brasil: 20 de julho

No Brasil, assim como no Uruguai e na Argentina, o Dia do Amigo é  celebrado no dia 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Porém, no dia 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.

Amizades nascem com você (Foto: Divulgação)

A importância de ter amigos

O escritor Nelson escreveu: “Amigo é o maior acontecimento!”. Essa afirmativa se comprova a cada dia, inclusive com estudos que comprovam os efeitos da falta de amizade e de pessoas amigas. Geralmente, a amizade é diferente para mulheres que para homens, pois elas adoram ficar pertinho, contar tudo umas para outras, já eles podem ficar anos sem se falar que ainda consideram a amizade a mesma quando se encontram.

Do ponto de vista sociológico, as amizades verdadeiras são capazes de provocar um fliperama cerebral que ativa drogas produzidas pelo próprio corpo. Os estudiosos chamam isso de natural high. Ou seja: é como se bons amigos desse um “barato”, provocando doideiras bem naturais, que sempre são intensificadas quando os amigos se unem.

Ficar ao lado da sua turma de amigos gera efeitos avassaladores de boas sensações, chegando a liberar substâncias como a dopamina, neurotransmissor produzido em uma região do cérebro chamada “circuito do prazer” e você fica com aquele gostinho de quero mais.

Leia Também:  Países mais felizes do mundo - quais são

Por isso, quando você se junta com suas amigas ou amigos é bem natural agir de forma mais alegre, despojada e até louca. O cérebro tem reações químicas e joga endorfina no sangue. Como consequência os músculos faciais se contraem e geram uma sensação generalizada de relaxamento corporal. Por isso, comemore o Dia do Amigo em grande estilo, rindo muito e sendo mais feliz com as pessoas que ama e te apoiam, alertam e ajudam quando preciso, sempre ao seu lado.

Top