20 de dezembro – Dia do Mecânico

No dia 20 de dezembro é celebrado o Dia do Mecânico: considerada como sendo uma das profissões do futuro, sobretudo pelo aumento na venda…

Imagem: (Foto Divulgação)

No dia 20 de dezembro é celebrado o Dia do Mecânico: considerada como sendo uma das profissões do futuro, sobretudo pelo aumento na venda de automóveis nos últimos anos, é hora do  profissional dessa área se preparar e buscar qualificação, já que a todo momento surgem novas técnicas cada vez mais sofisticadas.

O mercado automotivo está em fase de desenvolvimento, o que acarreta mais demanda, mais negócios e muito mais trabalho.De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), calcula-se  que até 2015, haverá mais de 6 milhões de automóveis trafegando pelas avenidas.

De acordo com uma análise feita pela Central de Inteligência Automotiva (CINAU) 97% dos empresários da reparação entrevistados disseram encontrar dificuldade em contratar profissionais, sendo que a falta de qualificação é o principal motivo, com 97% das respostas.

A necessidade de funcionários preeminentes não apenas com conhecimentos, mas com atualizações frequentes sobre as novidades automotivas já é sentida nas oficinas. “A capacitação e aperfeiçoamento são fundamentais para que o mecânico tenha condições de se manter no mercado” declarou Antônio Fiola, do Sindirepa São Paulo.

Já Wilson Bill, do Sindirepa Paraná completa afirmando que “O reparador tem que estar sempre em busca de novos treinamentos, participar de palestras, fóruns de debates do setor, eventos e feiras setoriais para se manter atualizado. Vamos ter mais demanda, principalmente onde a inspeção técnica veicular já é realidade”.

Top