2 via do CRV DETRAN

O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é o documento usado para realizar a transferência do veículo, sendo emitido assim que acontece o primeiro…

Por Andre em 30/11/2012

O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é o documento usado para realizar a transferência do veículo, sendo emitido assim que acontece o primeiro emplacamento, quando há alguma alteração de dados ou ainda na aquisição de veículo usado.

Se o CRV do seu veículo foi furtado, roubado, extraviado ou danificado, não deixe de solicitar a 2ª via o mais rápido possível (Foto: Divulgação)

Devido à sua importância, o CRV deve estar sempre junto ao veículo, mas se por acaso o documento tiver sido furtado, roubado, extraviado ou danificado, o proprietário deve solicitar imediatamente a 2ª via do CRV, comparecendo a uma das unidades do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) em todo o país.

Se o motivo da solicitação for devido a furto, roubo ou extravio, é necessário ir, primeiramente, a uma delegacia, para registrar boletim de ocorrência, que deve ser apresentado ao solicitar a 2ª via. Já nos casos de danos, o interessado deve apresentar o CRV danificado ao Detran.

Perdeu a carteira? Solicitar a 2ª via da CNH pela internet

Como solicitar a 2ª via do CRV

Ao solicitar a 2ª via do CRV, o veículo terá que passar por uma nova vistoria (Foto: Divulgação)

O procedimento para a solicitação da 2ª via do CRV no Detran é basicamente o mesmo em todo o Brasil, consistindo em comparecer à unidade do Detran, localizada na cidade em que o veículo está registrado, levando toda a documentação exigida pelo órgão de trânsito, ressaltando que o serviço está sujeito à cobrança de taxas, cujos valores variam conforme o estado.

Caso haja algum tipo de débito em relação ao veículo, como multas de trânsito, Seguro Obrigatório, IPVA ou taxa de licenciamento, é preciso quitar todas as dívidas antes de solicitar a 2ª via do documento, pois ela não é emitida enquanto constar algum débito.

Depois disso, o proprietário deve levar o veículo para realizar a vistoria no Detran. Com o laudo de vistoria e todos os outros comprovantes em mãos, a 2ª via do CRV já poderá ser emitida.

Comprou um carro usado? Dicas para efetuar a transferência de veículos

Documentos necessários para solicitar a 2ª via do CRV

A solicitação da 2ª via do CRV deve ser feita pessoalmente no Detran do seu estado (Foto: Divulgação)

Para os veículos pertencentes a pessoas físicas, é preciso apresentar:

– Original e cópia do CPF e de documento de identificação com foto (RG, CNH, documentos de identidade militar, etc);

– Original e cópia de comprovante de endereço atualizado;

– Boletim de ocorrência, em caso de furto, extravio ou roubo;

– O próprio CRV, em caso de dano;

– Declaração de perda com reconhecimento de firma, se o CRV tiver sido perdido;

– Original e cópia do comprovante de pagamento da taxa de solicitação da 2ª Via CRV e de eventuais débitos quitados;

– Decalque do número do motor;

– Decalque do número do chassi;

– Formulário RENAVAM preenchido e em duas vias.

Se o veículo pertencer a pessoa jurídica, é preciso acrescentar à lista o CNPJ da empresa, cópia do contrato social, documento de identificação do representante da pessoa jurídica e comprovante de poderes para representação legal.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Detran do seu estado.

Top