2 de dezembro – Dia do samba

Liga o som porque hoje vai dar samba! O segundo dia do mês de dezembro é especial para quem gosta de música, é o…

Liga o som porque hoje vai dar samba! O segundo dia do mês de dezembro é especial para quem gosta de música, é o dia em que o som pode ficar ligado até mais tarde em homenagem aos sambistas que marcaram época e até hoje embalam muitas festas com as famosas “rodas de samba”.

O Brasil é comumente associado a esse ritmo musical pelos estrangeiros no carnaval, com mulatas e festa. Um dia para celebrar o gosto musical dos brasileiros foi criativamente escolhido pelo fato de que o compositor mineiro Ary Barroso ao visitar pela primeira vez a Bahia, foi homenageado pelo vereador Luis Monteiro da Costa com a instauração da data. A homenagem foi mais do que merecida e está estampada em versos na música “Na Baixa do Sapateiro”, de 1938, onde Barroso reverencia a capital baiana.

 Como deu samba?

O ritmo musical é derivado de raízes africanas, mas surgiu no Brasil se transformando em uma das mais importantes manifestações populares do nosso povo. Tudo começou no Rio de Janeiro entre o século XIX e começo do século XX, quando os escravos que estavam libertos começaram a mesclar o samba com outros gêneros musicais, depois o ritmo peculiar começou a se espalhar por outros cantos do Brasil especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo.

Tipos de samba

Hoje há vários tipos de samba, muito diferentes um do outro, mas todos originados do samba dos escravos no Rio de Janeiro, os ritmos hoje são: Principais tipos de samba: Samba-enredo, Samba de partido alto, Pagode, Samba-canção, Samba carnavalesco, Samba-exaltação, Samba de breque, Samba de gafieira  e Sambalanço.

Continuar Lendo  SUS terá manifestações e paralisações nesta terça-feira

Nomes do samba

Muitos homens inspirados já contribuíram para a riqueza de músicas em ritmo de samba, citar alguns nomes é o mesmo que deixar de fora talentos preciosos, de qualquer forma, alguns exemplos de mestres do samba que podem ser destacados foram: João Nogueira, Cartola e Nelson Cavaquinho (acima foto dos últimos dois).

Quer ver um vídeo com o samba de Nelson Cavaquinho? Então assista!

No mundo do samba atual, que não se resume ao carnaval, há nomes de compositores conhecidos e consagrados, dois bons exemplos são Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, ambos cantando o samba do tipo samba de partido alto, característico por letras de músicas improvisadas ou cantando sobre a realidade dos morros.

Top