2ª via certidão de nascimento: como solicitar

A certidão de nascimento é o primeiro documento oficial que a maioria das pessoas têm. Através desse registro é que se tem um nome…

A certidão de nascimento é o primeiro documento oficial que a maioria das pessoas têm. Através desse registro é que se tem um nome e direitos na sociedade. O documento dá origem a outros, como por exemplo, o RG e CPF. A emissão da certidão de nascimento é essencial para todos e deve ser feita assim que a pessoas nasce. Para quem perdeu o documento, é preciso solicitar uma segunda via e vamos explicar como se deve fazer isso.

Leia mais sobre: 2 Via Certidão De Nascimento Gratuita

A Certidão de Nascimento é o primeiro documento que temos (Foto: Divulgação)

Pedir segunda via de certidão de nascimento

Para solicitar uma segunda via da certidão de nascimento, é necessário primeiramente fazer um boletim de ocorrência informando a perda do item, assim, você não terá problemas com sua documentação. Para criar uma nova certidão de nascimento, vá ao cartório aonde você foi registrado e faça um pedido da certidão de nascimento. Dessa forma, irão procurar sua certidão no livro de certidões e farão uma nova.

Cópia da certidão de nascimento

Quem guarda uma cópia da certidão de nascimento acaba ajudando. A apresentação da certidão copiada junto ao cartório, quando se pede uma segunda via da certidão de nascimento, facilita a busca pelos registros. Se você morar em uma cidade distante do local que a sua certidão de nascimento foi emitida, basta ir ao cartório mais próximo e solicitar o recebimento do documento via Correio. Para isso, é necessário retirar a certidão pessoalmente em uma das agências dos Correios.

Saiba mais sobre: Certidão Eletrônica De Nascimento: Como Emitir

Os cartórios de São Paulo estão permitindo a solicitação online da certidão de casamento (Foto: Divulgação)

Segunda via de certidão de nascimento online

Através do site www.cartorio24horas.com.br é possível fazer uma pesquisa de sua certidão de nascimento. As novidades dos cartórios de São Paulo, apresentada em 10 de agosto, trata-se de uma rede que vai auxiliar, por meio da internet, a localizar e emitir de certidões de nascimento, casamento e óbito, na capital paulista e em cidades do interior. Depois de localizar o documento, o cidadão poderá fazer o pedido da segunda via online e  retirar o item no cartório mais próximo. A adequação dos cartórios está em andamento.  A rede será expandida em um segundo momento para outros estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Rondônia e Mato Grosso, mas ainda não há prazo para que isso aconteça.

Leia Também:  Produtos Ecológicos para sua Casa Preços, Onde Encontrar

Top