1960 e a Era Espacial

PUBLICIDADE

A década de 1960, rendeu vários acontecimentos históricos, entre eles a ida do homem ao espaço (1961) e à Lua (1969).  Esses eventos tiveram efeito na estética vigente da época, influenciando diretamente na moda e design.

O tom prata foi introduzido na cartela de cores, além dele o branco aparecia sempre, juntamente com novos materiais sintéticos brilhantes ou reflexivos como o plástico, acrílico e vinil. Acessórios diferenciados com formato de capacete e botas brancas envernizadas faziam parte do visual.

O estilista parisiense André Courrèges, em 1964, apresenta ao mundo a coleção Era Espacial que revolucionou a moda feminina com peças curtinhas acima do joelho. O uso do prata e branco, elementos como botas de vinil e gorros em formatos de capacete resultava em um look completamente novo e futurista. Fazendo um adendo, Courrèges estudou engenharia civil antes de entrar para o mundo da moda.

PUBLICIDADE

Muitos materiais sintéticos misturados aos mais tradicionais, como a seda, em sua coleção. A ficção científica e as viagens ao espaço apareciam explicitamente nos desenhos de Courrèges através de calças com túnicas e casacos curtos, minissaias com botas de cano alto em couro branco e formato quadrado. Óculos de sol brancos e os chapéus grandes de capacete acentuavam esse tema Espacial. Linhas simples em forma de trapézio compunham a estrutura de vestidos e casacos, que eram feitos de tecido branco.

Pierre Cardin também contribuiu para essa nova fase da moda, em 1964, com uma coleção de peças masculinas e femininas com modelagens muito interessantes. Golas redondas e altas feitas em jérsei, saias curtas, catsuits(bodys de corpo inteiro) tricotados, calças de couro bem justas, macacões, chapéus de capacete com viseira em plástico. As formas geométricas eram referências para os dois estilistas.

A moda continuou mudando, e elementos e materiais da Era Espacial foram trazidos para peças diversas, como o vinil em roupas e capas para chuva, materiais metálicos como o lurex foram parar na noite. O plástico também foi aproveitado para tantas outras coisas em nosso dia-a-dia.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.