18 de outubro: Dia do Médico

No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico. Esta ocasião é muito importante para refletir o papel deste profissional na sociedade e…

No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico. Esta ocasião é muito importante para refletir o papel deste profissional na sociedade e suas responsabilidades para garantir a saúde das pessoas. Para promover o bem-estar físico e mental dos seus pacientes, o médico coloca em prática os conhecimentos que adquiriu ao longo de seis anos de faculdade e mais o tempo de residência.

O médico tem a função de prezar pelo bem-estar físico e mental do paciente. (Foto:Divulgação)

No Brasil, há um médico para cada 578 habitantes. Alguns indivíduos optam pela Medicina simplesmente por causa do dinheiro, mas outros escolhem esta carreira pela vontade que sentem de cuidar das pessoas. O segundo motivo para ser médico com certeza é o mais nobre e merece ser homenageado no dia 18 de outubro.

Para conseguir se tornar um bom médico, a pessoa precisa ter muita garra, força de vontade e determinação, pois a trajetória para pegar o diploma é um processo árduo. Depois de enfrentar o difícil e concorrido vestibular, o aspirante a função de médico precisa se dedicar a um curso integral, que envolve aulas práticas e teóricas.

Saiba mais: Diferentes especialidades médicas: saiba qual procurar

Origem do Dia do Médico

Não é apenas no Brasil que o Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro. A data comemorativa também está presente no calendário de outras nações, como Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.

O 18º dia do mês de outubro foi consagrado como Dia do Médico pela Igreja Católica, devido a uma homenagem prestada a ‘São Lucas’, que de acordo com o apóstolo Paulo era um ‘amado médico’. Além de usar a medicina da época para cuidar das pessoas, Lucas também era pintor, músico e historiador.

O dia 18 de outubro foi escolhido como Dia do Médico por causa de São Lucas. (Foto:Divulgação)

Não há provas documentais de que Lucas era médico, mas há vários indícios que fazem a Igreja acreditar que ele desempenhava esta função. Em certas passagens da bíblia, por exemplo, ele utiliza a linguagem médica com muita facilidade. Tudo indica que Lucas estudou medicina em Antioquia, mas só foi se tornar o patrono dos médicos em XV.

Leia Também:  Tire suas dúvidas sobre os radares de velocidade

A formação do médico

O curso de Medicina é um dos mais concorridos dos vestibulares brasileiros. O seu currículo é bastante puxado e envolve várias atividades em função da saúde, como seminários, pesquisas e plantões em hospitais. Nos dois primeiros anos, os alunos aprendem as disciplinas básicas, mas a partir do terceiro começam a ser treinados para a realidade do atendimento.

Entre os melhores cursos de Medicina do Brasil, vale ressaltar a formação oferecida por algumas universidades públicas, como UnB, Unesp, Unicamp e USP.

Veja também: Melhores Faculdades de Medicina do Brasil

Para ser médico, é necessário muito mais do que conhecimentos de saúde. É preciso gostar de cuidar de pessoas. (Foto:Divulgação)

Atualmente, o piso salarial do médico é de R$ 9.813,00, para uma jornada de trabalho de 20 horas por semana.

Top