17 de maio: Dia Mundial da Internet

O Dia Mundial da Internet, comemorado em 17 de maio, serve para repensar sobre o avanço tecnológico proporcionado pela rede mundial de computadores. Esta…

Em tempos de Globalização, a internet se destaca como um dos maiores avanços.

O Dia Mundial da Internet, comemorado em 17 de maio, serve para repensar sobre o avanço tecnológico proporcionado pela rede mundial de computadores. Esta data foi proposta pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) e oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, com a meta de apoiar a inclusão digital.

Ao propor a criação da data, a CMSI procurou identificar as necessidades de um mundo globalizado. A cúpula já tinha como meta reduzir a exclusão digital e garantir o acesso mundial à rede, tanto nos países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos.

No dia 17 de maio de 2006, a UNESCO festejou a data comemorativa ao promover uma conscientização pública sobre os benefícios da internet. A iniciativa teve como finalidade mostrar a importância da rede mundial de computadores no compartilhamento de informações e ideias com mais velocidade.

Antes da data comemorativa ter sido criada em 2005, o dia 17 de maio era conhecido como o Dia Mundial das Telecomunicações, em homenagem a fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT). As mudanças efetuadas serviram para representar a evolução sofrida pelas mídias, sobretudo o fenômeno da internet.

Veja também: Tudo o que é feito na internet mundial em 60 segundos

Uma breve história da internet

A internet é uma evolução da Arpanet.

A internet foi criada nos tempos da Guerra Fria, ou seja, período histórico em que os Estados Unidos e a União Soviética se envolveram em conflitos indiretos. No início, o sistema foi chamado de Arpanet e era usado pelo Departamento de Defesa dos EUA para garantir uma transmissão de informações mais segura.

Criada em 1969, a Arpanet era uma rede particular que interligava computadores dos centros de pesquisa, universidades e instituições, visando os projetos estratégico-militares. A ideia pioneira norte-americana só foi divulgada pelo Governo em 1972 e a partir daí uma série de trabalhos começou a ser realizada para aprimorar o sistema. O objetivo maior era promover a ampliação da dimensão da rede, que só foi se chamar Internet em 1983.

Continuar Lendo  Análise revela falta de higiene em verduras pré-lavadas em SP

Várias transformações foram efetuadas na rede mundial de computadores, mas a popularização deste novo veículo só ocorreu durante a década de 90. A navegação pela internet se tornou mais fácil com a criação dos browsers, dos provedores de acesso e dos portais de serviços online. Não demorou muito para que o ambiente virtual apresentasse facilidades para pesquisas e para a comunicação imediata.

A internet tem sido muito acessada atualmente por meio de celulares.

De acordo com o Mapa da Inclusão Digital desenvolvido pela FGV-RJ e a Fundação Telefônica, 33% das casas brasileiras tem acesso à internet. A liderança dos países mais conectados a rede mundial de computadores fica com a Islândia, onde 94% dos domicílios possuem acesso à internet. Entretanto, outra pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online apontou o Brasil como o terceiro país com o maior número de internautas no mundo.

Saiba mais: Brasil é o terceiro país com mais internautas

Top