16 de maio: Dia do Gari

No dia 16 de maio comemora-se o Dia do Gari. A ocasião representa uma ótima oportunidade para parabenizar os responsáveis pela limpeza das cidades,…

O gari é o profissional responsável pela limpeza pública.

No dia 16 de maio comemora-se o Dia do Gari. A ocasião representa uma ótima oportunidade para parabenizar os responsáveis pela limpeza das cidades, que enfrentam vários desafios para conseguir realizar o trabalho.

O profissional que realiza a limpeza pública recebeu o nome de Gari em homenagem a Pedro Aleixo Gary, a primeira pessoa a assinar contrato para limpar as ruas e outros ambientes públicos. Depois de um tempo, ele foi substituído na sua função por seu primo Luciano Gary. Não demorou muito para que as pessoas começassem a chamar funcionários da limpeza pública de garis.

A profissão de gari

O empregado da limpeza pública tem o objetivo de remover a sujeira acumulada nas ruas e prezar pela conservação do município. Munido de uma vassoura especial, ele coloca em prática um trabalho exaustivo e que não é valorizado como deveria.

O trabalho do gari é essencial para o bem-estar da sociedade e para o meio ambiente.

Durante o seu expediente, o gari precisa se preocupar não só com a limpeza das ruas, mas também com as praças, os parques e as vias públicas. Em algumas cidades, o profissional da limpeza pública também se responsabiliza por recolher o lixo das moradias, desentupir bocas-de-lobo e fazer a desinfecção de ruas.

A função de gari é considerada exaustiva porque ele sente na pele os agentes do clima. Mesmo com o sol intenso ou com o frio, ele precisa varrer as ruas para garantir a conservação e a limpeza de vários ambientes públicos da sua cidade.

Para ter um bom desempenho na profissão de gari, é necessário ter disposição, responsabilidade, agilidade e facilidade para trabalhar em equipe. A pessoa interessada em atuar na limpeza pública não precisa ter uma formação específica, mas deve dominar as técnicas básicas de limpeza para realizar as suas principais atividades, como varrer as ruas e recolher os dejetos jogados.

Continuar Lendo  Dicas para escolher seu curso no Sisu 2015

O gari e a sociedade

Os garis são afetados pela invisibilidade.

Apesar de ser uma profissão tão importante para a sociedade e para o meio ambiente, o gari não recebe um salário justo e não possui o reconhecimento que merece. As pessoas costumam ter muito preconceito com os profissionais da limpeza pública, ou pior, nem notam o trabalho que eles realizam para manter a cidade limpa.

De acordo com o psicólogo social Fernando Braga da Costa, os garis chegam a se tratados pior do que animais de rua. Na correria do dia-a-dia, sobretudo nas grandes cidades, eles passam despercebidos pelos olhos das pessoas. Há ainda uma intensa falta de educação e de sensibilidade para lidar com os profissionais da limpeza pública.

O Dia do Gari representa uma ótima oportunidade para reflexão, ou seja, uma oportunidade para reverter à situação de invisibilidade pública e aumentar o reconhecimento do profissional da limpeza.

 

Top