16 de fevereiro: Dia do Repórter

Seja para o rádio, televisão, jornal, revista, ou para qualquer outro veículo de comunicação, o repórter é o profissional responsável por levar a informação…

Por Élida Santos em 16/02/2012

O repórter tem a função de levar a informação para a sociedade (Foto: Divulgação)

Seja para o rádio, televisão, jornal, revista, ou para qualquer outro veículo de comunicação, o repórter é o profissional responsável por levar a informação para a sociedade. Ele é a imagem do veículo de comunicação. A maior parte das pessoas que exercem essa função são jornalistas, pessoas que foram capacitadas para tal função.

No dia 16 de fevereiro é comemorado no Brasil o Dia do Repórter. O primeiro modelo de reportagem só foi possível por causa da invenção da tipografia, em 1440. Johas Gutemberg criou esse sistema de impressão através de tipos móveis, compostos por metal, que levavam as letras do alfabeto em alto relevo. Depois do período em que ocorreu a revolução industrial, as técnicas de impressão mudaram, ficando mais ágeis e com melhor qualidade, o que impulsionou o aumento no número de publicações.

A internet é um canal que vem sendo utilizado pelos repórteres (Foto: Divulgação)

Outro campo de trabalho dos repórteres chegou ao Brasil por meio de Edgard Roquete Pintos, que é considerado o “pai do rádio”. Ele mesmo costumava dizer que o objeto seria um transmissor de cultura popular. Mas foi em 1922, que começaram a surgir as primeiras transmissões por meio do equipamento. No início, o presidente Epitácio Pessoa falava sobre os cem anos da independência.

Oscar Moreira foi além e fundou a primeira rádio da nação em 1919. O empreendimento chamava-se Rádio Clube Pernambuco. Em 1923 outra rádio surgiu, levando o nome de Sociedade do Rio de Janeiro. E hoje, esse veículo de comunicação é utilizado todos os dias por milhares de pessoas.

Quando se fala em repórter impossível não ter na mente a imagem de um dos muitos profissionais que atuam na televisão. Em 1950, o primeiro canal televisivo surgiu no Brasil, mas no começo as pessoas que trabalhavam em suas transmissões usavam as técnicas radiofônicas, que são bem diferentes das utilizadas atualmente.

Aproveite o dia do repórter para parabenizá-lo (Foto: Divulgação)

O primeiro telejornal da nação foi exibido no dia 19 de setembro, com o nome de “Imagens do Dia”, tendo como âncora Ribeiro Filho. A televisão continua com seus espaços cativos, assim como os jornais impressos, revistas e rádios, porém, com a era digital, os repórteres conquistaram mais um local de atuação: a internet.

É comum ver profissionais dessa área que já construíram uma carreira sólida escrevendo em seus blogs, postando comentários nas redes sociais e até, trabalhando em sites. Na sociedade em que vivemos as mídias online pautam o que se fala nos demais veículos de comunicação. Recentemente todos ao menos mencionaram a Luiza, aquela que estava no Canadá. A frase de um comercial de televisão ganhou força no mundo virtual e fez da jovem Luiza mais uma das celebridades da internet.

Porém, tudo isso só é possível por causa dos muitos repórteres que levam a sério sua função de ir em direção a informação, apurar os fatos e extrair os dados relevantes que devem ser exposto para a sociedade. Por isso, se você conhece algum profissional dessa área, aproveite a data para parabenizá-lo nessa data especial.

Top