15 dicas para fazer concursos e vestibulares

Você está procurando 15 dicas para fazer concursos e vestibulares? Muitas pessoas estão sempre engajadas no estudo para passar em concursos ou vestibulares. Concursos…

Você está procurando 15 dicas para fazer concursos e vestibulares? Muitas pessoas estão sempre engajadas no estudo para passar em concursos ou vestibulares. Concursos são feitos para selecionar pessoas aptas para um determinado tipo de vaga. Os salários geralmente são bons e a estabilidade do trabalhador nesse tipo de emprego é uma das vantagens mais procuradas. Vestibulares são feitos por instituições para determinar bons estudantes que tem nota coerente para cursar alguma faculdade.

Confira: Unimes vestibular meio do ano 2015

15 dicas para fazer concursos e vestibulares - Confira dicas para estudar para a prova tão esperada (Foto: Divulgação)

15 dicas para fazer concursos e vestibulares

Algumas dicas podem englobar esses dois tipos de provas, por que a técnica de estudo pode ser a mesma. Confira abaixo 15 dicas para fazer concursos e vestibulares:

1- Estude pelas provas anteriores

Tanto concursos como vestibulares tem as provas anteriores disponibilizadas no site. Estudando dessa forma você vai saber como funciona a prova, como é pedido o conhecimento e terá uma base do que pode ser a futura prova.

2- Não deixe para última hora

Estudar todos os dias algumas horas por dia é mais aproveitado e trás mais benefícios do que estudar tudo de última hora, virando noites e ficando em casa nos fins de semana. O estudo quando é muito pesado, além de ser extremamente cansativo, pode ser bem menos aproveitado do que aquele feito meses antes com calma.

3- Transforme no seu objetivo de vida

Se você quer passar nessa prova é importante que coloque como prioridade na sua vida. Abrir mão de algumas saídas, de ver TV, receber visitas… não é necessário abrir mão total da sua vida, mas quando chegar mais perto da data, invista em uma rotina mais simples, com bastante revisão e pouca “dispersão”.

4- Não dê atenção a boatos

Isso vale também para opiniões de fora. Algumas pessoas ficam dizendo que o concurso é muito difícil, ou que a prova de vestibular será impossível em tais matérias, isso não ajuda e só atrapalha quem está estudando, por isso não dê ouvidos para esse tipo de boato, principalmente para aqueles que falam sobre o gabarito ter vazado ou que as pessoas compram as vagas.

Leia Também:  Datas das provas do ENEM 2012

5- Consiga o apoio de familiares

O apoio da família é importante para que eles lhe ajudem a estudar. Principalmente se você tem filhos, por exemplo, dar uma olhadinha neles uma hora por dia enquanto você estuda pode ser até uma ótima ideia para que eles passem mais tempo com os avós.

6- Saiba investir

Pesquise apostilas e veja vídeos de pessoas falando sobre elas. Ter todo o material do mundo nem sempre significa que vocÊ vai passar. O que pode acontecer é vocÊ acabar se perdendo com tanta informação. Uma apostila bem feita com exercícios e dicas sobre a prova já é uma ótima forma de estudo.

Leia também: Aplicativos de estudo para Enem 2015

Invista seu dinheiro em cursos e/ou apostila (Foto: Divulgação)

7- Não subestime os outros candidatos

Muitas vezes por estar bem na matéria, subestimamos os concorrentes, porém são muitas pessoas inteligentes estudando ao mesmo tempo que você, por isso sempre tente estar um passo a frente. Não pense que é o único que está verdadeiramente querendo passar em concurso

8- Procure cursos

Muitos cursos valem mais a pena do que você comprar uma apostila e estudar sozinho. No curso você pode tirar dúvidas e estar sempre por dentro de tudo, pois estará estudando com diversas outras pessoas que também estão focando o concurso ou o vestibular. Fora as dicas valiosas que muitos professores dão.

9- Não use drogas

Pode parecer engraçada essa dica, mas muitas pessoas usam drogas para se manter acordados ou concentrados durante o estudo ou a prova propriamente dita. Não brinque com sua saúde nessa fase de preparação. No dia de prova você precisa estar 100%, sem falar que calmantes e outros tipos de remédios que acalmam ou acordam podem fazer muito mal e até mesmo viciar.

10- Não tenha pressa

Muitas vezes dá vontade de terminar o estudo em um mesmo dia ou semana. Mas é preciso ver cada conteúdo com calma. Por isso não se afobe e tenha paciência com o ritmo do cursinho. Se você estuda sozinho, sem fazer cursos, priorize principalmente o conteúdo bem estudado por dia e não a quantidade.

Leia Também:  MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar 2015

11- Estudar em grupo ou sozinho

Estudar em grupo tem seus benefícios mas é preciso também ter sua rotina de estudo sozinho para admnistrar tudo. Muitas vezes em grupo você não entendeu algum tópico e nem percebeu por que nesse tipo de estudo tudo vai mais rápido.

Leia também: Dicas para concurso do INSS 2015

Estude da forma que lhe agradar (Foto: Divulgação)

12- Seja confiante

Confiar em você e no seu estudo pode trazer melhores resultados na hora da prova. O nervosismo e a insegurança faz até mesmo que você esqueça o que estudou com tanto afinco.

13- Tenha disciplina

Faça uma rotina diária de estudo e revisão. Você pode fazer uma tabelinha com os dias de semana e quais matérias estudar por dia. Inclua o fim de semana na sua rotina caso a prova esteja perto. Não pule nenhum dia e tente manter a disciplina para ter bons resultados.

14- Aproveite o dia e descanse a noite

Nada de virar a noite estudando. Descanso é muito importante. Descansado você certamente aumentará a capacidade de aprender. Aproveite o dia para estudar.

15- Relaxe na véspera

Quando chegar perto do dia, não é se afobando que você irá aprender mais. O que foi visto até aqui já foi o suficiente. Você não vai aprender tudo que vai cair de um dia para o outro. Diminua as horas de estudo e areje sua mente.

Dicas para estudar para vestibular ou concurso

Aproveite o seu tempo (Foto: Divulgação)

Além das 15 dicas para fazer concursos e vestibulares. Temos algumas dicas também para o dia da prova:

  •  Calma acima de tudo

Na hora da prova, não se apavore. Muitas pessoas tem a tendência de olhar para a prova toda e ver que está difícil (ou imaginar) e acabam ficando nervosas e nem fazendo a prova direito. Valorize os dias que passou estudando. Respire fundo e pense que você é totalmente capaz e dê o seu melhor.

 

  • Não estacione em questões

Não perca tempo em questões que você não sabe. Pule para outras e faça as que sabe. No fim da prova volte as questões que você não tinha conseguido e dedique o último tempo a elas.

  •  Conheça o local antes da prova

Para não ter chance de se perder e até para ficar mais tranquilo no dia da prova. Visite o local alguns dias antes. Envolva-se com o ambiente; isso lhe dará uma sensação se segurança e conforto.

Top