15 de outubro: origem e o significado do dia dos professores

PUBLICIDADE

No calendário brasileiro existe um dia dedicado aos professores, e sua procedência originou-se a muitos anos atrás. Ainda em 15 de Outubro de 1827, o então imperador do Brasil Pedro I deu origem a um decreto imperial, criando o Ensino Elementar em nosso país. Segundo o decreto “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. O decreto abordava questões fundamentais para o ensino, desde quais matérias seriam ensinadas para os meninos e para as meninas, até salário e a contratação de professores. E apesar das boas ideias, o decreto não foi cumprido nem de longe como deveria.

Após terem se passado 120 anos do decreto, mais precisamente no ano de1920 aprimeira comemoração dedicada ao professor acontece. Foi no Ginásio Caetano de Campos, quando alguns professores perceberam que o segundo semestre do ano que ia de 1 de junho a 15 de dezembro era cansativo demais para os alunos, foi então que organizaram uma parada, dando descanso aos alunos e aproveitavam para direcionar como seria o resto do ano letivo.

Por sugestão do professor Salomão Becker o dia 15 outubro passou a ser comemorado como o dia do professor, e contou com o incentivo, e a presença dos alunos e seus pais na comemoração, e foi onde a sua frase ficou famosa: “Professor é profissão. Educador é missão”. A celebração tomou grandes proporções, virando tradição na cidade de São Paulo e se espalhando pelo país, fato este que originou o feriado escolar através do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

PUBLICIDADE

O dia dos Professores é comemorado em diferentes datas em outros países, e cada data por um motivo diferente, entretanto muitos países comemoram este dia, como Estados Unidos, Índia, Malásia, Turquia, Albânia, China, República Tcheca, Irã, Polônia, Rússia, Coréia do Sul e entre outros.

O professor tem a difícil missão de transmitir seus conhecimentos da melhor forma possível, sempre atentos a sua classe, e com a plena consciência que cada aluno absorve a informação que lhe é passada de formas diferentes, deixando os profissionais ainda mais atentos com a missão do qual são responsáveis.

É comum ver no Brasil, vários tipos de protestos por parte dos professores, seja ele por mais segurança dentro das escolas, por melhores condições do local em que se da aula em termos físicos, ou em recursos para auxiliar o ensino, e claro, o salário, que não está à altura dos profissionais tão dedicados como são os professores. Esses profissionais merecem um dia especial para eles, porém mais atenção dos órgãos públicos quanto à importância de seu trabalho, e a valorização justa por está difícil missão que é ensinar.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.