15 de outubro: Dia do Professores

No dia 15 de Outubro é comemorado o dia dos professores. Essa data é destinada para um dos profissionais mais importantes do nosso meio,…

No dia 15 de Outubro é comemorado o dia dos professores. Essa data é destinada para um dos profissionais mais importantes do nosso meio, pois além do papel social ele está muito envolvido em diversos projetos influentes. Tendo isso em vista, dedicamos esse texto ao dia 15 de Outubro: Dia dos Professores.

Conheça os problemas de saude enfrentados pelos professores.

No dia 15 de Outubro é comemorado o dia dos professores. (Foto: divulgação)

Uma formação ideal e competente

O professor, durante seu período de formação, passa a desenvolver habilidades que o ajudarão a lidar com crianças e adolescentes que estão na fase escolar. Além disso, ele aprende metodologias de trabalho que auxiliarão na didática de ensino e que contribuirão para a formação de futuros profissionais capacitados.

Profissionais que possuem um grande papel social

Desde sua existência, o professor tem um imenso papel social dentre a população. Isso se deve a seu grande envolvimento no exercício de sua profissão e no seu grande potencial argumentativo. Além disso, é um importante formador de opinião, sendo um símbolo de revolução.

O professor é um dos profissionais mais importantes em nosso meio. (Foto: divulgação)

 Medo X Respeito

Antigamente, o professor era visto como o “todo poderoso” da sala de aula, ou o “detentor do saber”, ou o “dono da razão”. Porém, os tempos são outros! Atualmente, ele é o profissional conhecido como o que proporciona o conhecimento a seus alunos.

Saiba como surgiu o “Dia dos Professores”

A criação do “Dia dos Professores” teve início no ano de 1827, em virtude de D. Pedro I ter decretado que em toda vila ou cidade do Brasil deveria existir uma sede de escola primária. Na época, elas eram nomeadas como Escolas de Primeiras Letras. Em homenagem aos profissionais que tornaram isso possível, a ideia da homenagem surgiu pelo professor Salomão Becker. Ele resolveu reunir toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, assim como o planejamento das aulas. Após o sucesso da reunião, as escolas passaram a adotar a data como comemorativa, tornando-se um feriado nacional após alguns anos.

Para se tronar um professor competente é necessário uma formação ideal. (Foto: divulgação)

Os professores são muito importantes para a vida e o sucesso de qualquer profissional. Isso porque eles fazem parte de todo o processo de formação de um indivíduo, desde o mais básico do período escolar, até o mais qualificado. Assim, nada mais justo do que existir uma data como forma de homenagear esses profissionais tão importantes em nossa vida. Tendo isso em vista, no próximo dia 15 de Outubro: Dia dos professores, agradeça esse profissional pelo seu imenso papel.

Leia Também:  Promoção dia das Mães 2012

Saiba mais sobre o piso salarial dos professores em 2012.

Top