15 de novembro: Proclamação da Republica

O dia 15 de novembro é feriado nacional, pois em 1889 nessa mesma data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. Na…

O dia 15 de novembro é feriado nacional, pois em 1889 nessa mesma data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888. Os negros não trabalhavam mais sem receber salário, e os fazendeiros não aceitavam pagar por um serviço que um dia foi de graça.

A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 (Foto: Divulgação)

Para ocupar essa colocação trabalhista os imigrantes vieram para o país. No entanto, os donos de fazendas estavam insatisfeitos em ter que pagar pela mão de obra. Fora isso, os coronéis não aceitavam tamanha perca de dinheiro investido na compra de escravos, que depois foram libertados pela abolição.

Leia também: Feriado de 15 de novembro – Proclamação da República

A Guerra do Paraguai e a Proclamação da República

A guerra do Paraguai (1864 a 1870) também ajudou na Proclamação da República no Brasil. Isso porque os soldados brasileiros se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina, recebendo orientações para implantarem a república no país como forma de libertação de Portugal. Os movimentos republicanos também já aconteciam no país, a imprensa trazia politização à população civil, para lutarem pela libertação do país dos domínios de Portugal. Com isso, vários partidos teriam sido criados, desde 1870.

Saiba mais sobre: Pacotes Feriado Proclamação da República

Até os dias de hoje vivemos em uma República (Foto: Divulgação)

Participação da Igreja na Proclamação da República

A igreja não aceitou se curvar diante de D. Pedro II. A monarquia nomeou dois bispos que deveriam responder diretamente ao líder do Brasil na época, mas eles se recusaram a se prestar a esse papel. Com isso, foram punidos com pena de prisão, levando a igreja a ir contra o governo. Para tentar manter sua liderança D. Pedro II  foi com sua família para a cidade de Niterói, no entanto, essa postura agravou a situação de margem para Marechal Deodoro da Fonseca conspirar sua derrubada.

Leia Também:  Capinhas para Iphone 4: modelos, preços

No dia 15 de novembro de 1889, ao passar pela Praça da Aclamação, o Marechal, com espada em punho, declarou que a partir daquela data o país seria uma república. Expulso do país, Dom Pedro II voltou para Portugal com sua família dias depois que o Brasil passou a viver sob regime republicano.

Top