15 de maio: Dia do Assistente Social

No dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social. Esta ocasião serve para prestigiar o profissional graduado na área de Serviço Social…

Símbolo do Serviço Social.

No dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social. Esta ocasião serve para prestigiar o profissional graduado na área de Serviço Social e que trabalha para defender os direitos do indivíduo. A data também representa uma ótima oportunidade para obter mais informações a respeito da carreira.

Origem do Dia do Assistente Social

No dia 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII anunciou o “Rerum Novarum”, ou seja, os fundamentos da doutrina social da Igreja e responsável por embalar a profissão de assistente social. No Brasil, o serviço social foi criado em 1936, sendo também uma iniciativa dos grandes líderes católicos. Já nos anos 60, os preceitos receberam influência da Doutrina Social.

Saiba mais: Serviço Social a distância

Profissão de Assistente Social

O assistente social trabalha em programas em prol de políticas públicas e de acordo com a Doutrina Social.

O assistente social trabalha para planejar e executar políticas públicas, desempenhando papel importante nos programas sociais que visam o bem-estar coletivo na sociedade. As pessoas que se formam na área se deparam com várias chances de se posicionar no mercado de trabalho e obter grandes conquistas.

Depois de concluir o curso de graduação, o assistente social aplica os seus conhecimentos em ações que melhoram as condições de vida das pessoas que precisam de ajuda. Este profissional é preparado para lidar com diversos assuntos, como violência doméstica que ameaça, sobretudo, crianças, adolescentes e mulheres.

Veja também: Mestrado em Serviço Social

O assistente social está apto para desenvolver projetos assistenciais, como é o caso das campanhas de saúde, alimentação e educação. A atuação também inclui o desafio de reintegrar marginalizados, com ações em penitenciárias e abrigos de menores. O assistente também encontra espaço para trabalhar em empresas, acompanhando de perto os problemas enfrentados pelos funcionários.

Trabalha em ações para combater os problemas sociais.

A formação do assistente social dura em média quatro anos, sendo que ao longo do curso ele adquire conhecimentos sobre sociologia, filosofia, antropologia, pesquisa, psicologia, direito e legislação social, economia e teoria política.

Leia Também:  Cursos de serviço social em Manaus 2013

O mercado de trabalho tem crescido e oferecido grandes oportunidades para o assistente social. Ele pode atuar em campanhas públicas de prevenção de doenças, prestar assistência à criança e ao adolescente e participar da seleção de estudantes para o programa de bolsas de estudo. O assistente social pode ser contratado por uma ONG, empresa ou trabalhar no setor público, com atuação nos níveis federal, estadual e municipal.

De acordo com o Guia do Estudante, o salário inicial do assistente social é de R$ 2.500,00, nas grandes capitais brasileiras.

 

Top