Câmara dá aval para 14º salário dos aposentados do INSS

PUBLICIDADE

A partir da Comissão de Seguridade Social e Família, teve aprovação na Câmara dos Deputados o projeto do 14° salário aos aposentados do INSS. Será necessário passar pelas mãos da Comissão de Finanças e Tributação, posteriormente, será enviado para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Caso aprovada em todo esse percurso, basta ser entregue ao Senado, ser aprovada e depois sancionada pelo presidente.

Como funciona o projeto de 14° salário do INSS?

Inicialmente, havia um projeto 4.367/2020, criado pelo então deputado Pompeo de Mattos, do partido PDT-RS, que previa o pagamento do 14° salário aos aposentados e pensionistas do INSS, ao qual se referia em 2020 e 2021.

Câmara dá aval para 14º salário dos aposentados do INSS
Fonte/Reprodução: Original

Porém, a proposta passa por dificuldades no orçamento e é justamente por conta do aperto fiscal com os valores de R$ 89,1 bilhões de precatórios. Adiantar o 13° salário, na visão que o governo estimou, seria algo de R$ 52,7 bilhões na economia.

PUBLICIDADE

Se aprovado, quando será pago o 14° salário do INSS?

Como a proposta de 2020 ficou esquecida e com prazo expirado, entende-se que os pagamentos poderão ser feitos através do Projeto de Lei n° 5.641, do ano de 2020, isto é, de modo que tenha o aceite da proposta até 2023.

Em 2020, o 13° salário teve de ser adiantado, porém, os aposentados e pensionistas do INSS não tinham mais aquela renda para as festas de final de ano, ou seja, a época em que ocorre os gastos maiores. Esse abono do 14° ajudará a contribuir com os recursos importantes para as compras de final de ano.

Uma das principais alterações se dá pelo fato da inclusão de pessoas que estão a receber o auxílio-doença, passar a ter direito de ter o abono do 14° salário.

Com o 14° salário em vigor, a economia poderá funcionar ainda mais no final de ano, ou seja, sabe-se que as compras de presentes de natal, alimentos para a ceia tendem a aumentar e consequentemente movimentam facilmente a economia. Será necessário ficar ligado no Mundo das Tribos para saber tudo sobre o 14° salário e seu destino futuro.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.