sábado, 1 de outubro de 2022 - 01/10/2022 06:19:48
MundodasTribos

A partir da Comissão de Seguridade Social e Família, teve aprovação na Câmara dos Deputados o projeto do 14° salário aos aposentados do INSS. Será necessário passar pelas mãos da Comissão de Finanças e Tributação, posteriormente, será enviado para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Caso aprovada em todo esse percurso, basta ser entregue ao Senado, ser aprovada e depois sancionada pelo presidente.

O que este artigo aborda:

Como funciona o projeto de 14° salário do INSS?

Inicialmente, havia um projeto 4.367/2020, criado pelo então deputado Pompeo de Mattos, do partido PDT-RS, que previa o pagamento do 14° salário aos aposentados e pensionistas do INSS, ao qual se referia em 2020 e 2021.

Câmara dá aval para 14º salário dos aposentados do INSS

Fonte/Reprodução: Original

Porém, a proposta passa por dificuldades no orçamento e é justamente por conta do aperto fiscal com os valores de R$ 89,1 bilhões de precatórios. Adiantar o 13° salário, na visão que o governo estimou, seria algo de R$ 52,7 bilhões na economia.

Se aprovado, quando será pago o 14° salário do INSS?

Como a proposta de 2020 ficou esquecida e com prazo expirado, entende-se que os pagamentos poderão ser feitos através do Projeto de Lei n° 5.641, do ano de 2020, isto é, de modo que tenha o aceite da proposta até 2023.

Em 2020, o 13° salário teve de ser adiantado, porém, os aposentados e pensionistas do INSS não tinham mais aquela renda para as festas de final de ano, ou seja, a época em que ocorre os gastos maiores. Esse abono do 14° ajudará a contribuir com os recursos importantes para as compras de final de ano.

Uma das principais alterações se dá pelo fato da inclusão de pessoas que estão a receber o auxílio-doença, passar a ter direito de ter o abono do 14° salário.

Com o 14° salário em vigor, a economia poderá funcionar ainda mais no final de ano, ou seja, sabe-se que as compras de presentes de natal, alimentos para a ceia tendem a aumentar e consequentemente movimentam facilmente a economia. Será necessário ficar ligado no Mundo das Tribos para saber tudo sobre o 14° salário e seu destino futuro.

O conteúdo "Câmara dá aval para 14º salário dos aposentados do INSS" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

2ª via fatura Itaucard Visa e Mastercard

2ª via fatura Itaucard Visa e Mastercard

Taxa de juros para financiamentos de imóveis cai nesta sexta-feira

Taxa de juros para financiamentos de imóveis cai nesta sexta-feira

Concurso para Prefeitura de São Paulo 2016

Concurso para Prefeitura de São Paulo 2016

Senai Goiânia cursos gratuitos 2016

Senai Goiânia cursos gratuitos 2016

Como se tornar um representante Nextel

Como se tornar um representante Nextel

Gabarito PUC-SP 2009 – Vestibular Unificado Julho

Gabarito PUC-SP 2009 – Vestibular Unificado Julho