14 Regras para Manter os Clientes Dentro do seu Salão

Os salões de cabeleireiro são um dos tipos de prestação de serviço que mais crescem no país. Com tanta concorrência, você deve levar em…

Os salões de cabeleireiro são um dos tipos de prestação de serviço que mais crescem no país. Com tanta concorrência, você deve levar em conta que é preciso se destacar e manter a qualidade dos serviços, produtos e profissionais que trabalham em seu negócio. Aí vão 14 dicas para manter seu salão na lista dos melhores do bairro, e quem sabe, da cidade!

Esqueça o celular: sua manicure ou cabeleireiro pararam para atender ao telefone? Menos um ponto. Essa é uma das reclamações constantes das clientes e além de distrair, atrasa o serviço.

Sempre cheirosos: a lei, em muitas partes do país, não permite que se fume em ambientes fechados. Contudo, nas folgas entre atendimentos, os profissionais saem e fumam. Só que muitas vezes esquecem de lavar as mãos e de escovar os dentes, ou passar enxaguante bucal. Com irão ter contato direto com o corpo dos clientes, o odor passa de um lugar para o outro. Isso vale para perfumes fortes, falta de desodorante e outros aspectos relacionados ao olfato. Alerte seus funcionários.

Humor: está com probelmas em casa, deixe-os para fora do salão! Ninguém quer pagar por um serviço executado por alguém que está de má vontade ou irritado.

Respeite os horários: se você sabe que um procedimento demorará x tempo, não atravanque sua agenda. Deixe espaço para os imprevistos e não atrase os atendimentos seguintes. Atrasos são a causa número 1 de insatisfação dos clientes.

Defina o tempo de atendimento: se um cliente pede um procedimento específico, informe-o sobre o tempo de duração do mesmo. Ele pode até resolver deixar para outro dia, quando tenha mais tempo, mas você não atrasará sua agenda e ninguém perderá a hora.

Salão não é consultório: sim, os clientes contam seus problemas, mas você é profissonal da beleza e não da área de psicologia, ou medicina. Cuidado com o excesso de conselhos.

Confidencialidade: não há coisa pior do que fofoca em salão. Se um cliente lhe contou uma coisa, guarde para você. Se ele quisesse que fosse público, falaria alto e para todo mundo, de uma vez só.

Higiene: limpeza é o menor dos problemas, num salão. A questão é a segurança de que seus equipamentos estão devidamente esterelizados. Cuide disso, como prioridade.

Uniforme: nada melhor do que uniforme para evitar pessoas que não sabem se vestir convenientemente. Invista naqueles que são confortáveis e simples.

Limpeza: entre os atendimentos, supervisione a limpeza de toalhas, chão, acessórios e equipamentos. Tirar o cabelo da cadeira antes de seu próximo cliente se sentar é fracasso, na certa. Peça para que ele espere, mas atenda-o como se fosse o promeiro do dia.

Conheça seus clientes, nem que seja a primeira vez que os vê: antes de um atendimento que envolva procedimentos químicos, preencha uma ficha de histórico, com informações sobre marcas de tintas usadas, probelmas médicos (alergias, quedas, reações, etc). Isso evita contratempos e acidentes de percurso. Mantenha o histórico atualizado e depois de cada atendimento, preencha com suas impressões.

Recuse pedidos: esse item pode ser controverso, mas é usado por 10 entre os 10 melhores profissionais do mundo. Se um cliente pede algo que você, com sua experiência, sabe que não funcionará (cor, tom, procedimento, alisamentos, descolorações…) não faça. Seja educado e forneça opções. É preferível perder momentaneamente um cliente, do que receber uma reclamação judicial se todos os cabelos caírem, por exemplo.

Cuide de sua postura: todos os que trabalham em salões, mais cedo, ou mais tarde terão problemas de coluna. Se pretende continuar nisso o resto da vida, alongue-se, reserve um dinheiro para ginástica e massagens e cuide da qualidade de seus calçados. Profissionais com dor, trabalham mal.

Atualize-se: ter 30 anos de experiência, não quer dizer que você conhece tudo. Quantos produtos, técnicas e equipamentos apareceram ao longo desse período? Quanto mais informado e atualizado, mais você estará de acordo com os pedidos dos clientes e se eles estiverem satisfeitos, seu salão estará cheio!

Sucesso!

Top