13 de março: Aniversário do Zé do Caixão

José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, completa hoje 76 anos. Nascido na cidade de São Paulo durante a década de 30,…

Coincidência ou não, ele nasceu no dia 13.

José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, completa hoje 76 anos. Nascido na cidade de São Paulo durante a década de 30, ele se tornou um ícone do cinema brasileiro com o seu personagem de terror, mas também assumiu a direção de vários filmes.

A trajetória de Mojica

Desde criança, Mojica tinha interesse por gibis e teatro de bonecos, demonstrando a sua forte imaginação. Filho de artistas circenses, ele teve grandes inspirações para conseguir desenvolver as suas ideias desde a infância. Os conhecimentos de Mojica aumentaram quando ele começou a ter contato com a sétima arte, já que seu pai se tornou gerente de um cinema.

Mojica ganhou a primeira câmera aos 12 anos de idade e sua paixão pelo cinema não parou de crescer. Ele começou a demonstrar talento para as produções cinematográficas através dos seus primeiros filmes artesanais que envolviam amigos e vizinhos. Quando completou 17 anos, fundou a Companhia Cinematográfica Atlas.

Ao se interessar por Cinema, Mojica acabou se encantando por um gênero em especial, o terror. As primeiras produções foram ainda bem semiprofissionais, mas já revelavam um tipo de trabalho com o qual o cinema brasileiro nunca tinha tido contato. A carreira cinematográfica começou a decolar com o filme Sentença de Deus, nos anos 50.

Para sempre Zé do Caixão

Mojica no papel de Zé do Caixão, o personagem ficou conhecido pelas unhas enormes.

A década de 60 foi definitiva para a carreira de Mojica e apresentou para o mundo o principal personagem do ator. A inspiração para criar o Zé do Caixão veio de um pesadelo, mas não demorou muito para que a ideia ganhasse forma nas telonas. A primeira aparição aconteceu no filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma.

Leia Também:  Visto americano - Como retirar

Devido ao sucesso feito pelo Zé do Caixão, Mojica praticamente incorporou o seu personagem e transformou-o em tema para outros filmes. Ele abusou de criatividade nas produções seguintes, superando as dificuldades para conseguir espaço no cinema internacional. Os filmes estrelados por Zé do Caixão foram lançados na Europa e nos Estados Unidos, mas o mesmo sucesso não ocorreu no Brasil.

Apesar das dificuldades, Mojica conquistou o seu espaço na mídia e a atualmente apresenta o programa o ‘O Estranho Mundo de Zé do Caixão’, no Canal Brasil. Com 76 anos de idade, ele se tornou um ator marcado pela imagem do mesmo personagem, uma figura trash e ao mesmo tempo cômica.

Entre as produções mais conhecidas de Mojica, vale ressaltar: À Meia-Noite Levarei Sua Alma, Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, Trilogia do Terror, O Despertar da Besta, Perversão, 24 Horas de Sexo Explícito e A Estranha Hospedaria dos Prazeres. O filme mais recente do Zé do Caixão é ‘Encarnação do Demônio’, gravado em 2008.

Mojica em 'Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver'

 

Top