13 de abril: Dia do Hino Nacional Brasileiro

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Desde 2009 é obrigatório cantar o Hino Nacional nas escolas brasileiras (Foto: Divulgação)

No dia 13 de abril é comemorada a criação do Hino Nacional Brasileiro. Sua música foi composta em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”. Naquela época, o Brasil passava por uma crise contra o governo português e buscava a sua independência.  Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões de dar ou não a tal liberdade desejada ao Brasil e estava temeroso com relação as pressões da corte portuguesa.

Em meio a esses conflito, as tentativas de compor uma música para ser o hino da nação não caiam bem, pois as letras das canções vinham cheias de insultos e ressentimentos contra os portugueses ou com excessos de elogios ao reinado de Portugal. A data em que se celebra o Hino Nacional, que conhecemos hoje, foi escolhida por causa de uma manifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para Portugal, no dia 13 de abril de 1831.

A bandeira nacional é lembrada durante o canto do Hino Nacional (Foto: Divulgação)

Depois de muitas tentativas, em 1909 a letra da composição ganhou termos poéticos, elaborado pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), sendo muito elogiada pelas referências que fazia a beleza nacional. Em 1922 aconteceu a oficialização do Hino Nacional, por meio de Deodoro da Fonseca, que passou a considerar a letra de Francisco Manoel da Silva. A estrutura da canção que conhecemos atualmente foi oficializada em 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, por meio da Lei 5.700, sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Hino Nacional é um meio de homenagear a nação, sendo executado em aberturas de eventos cívicos, escolares, esportivos, onde os cidadãos devem cantar em voz alta. Desde o dia 22 de setembro de 2009, é obrigatório tocar o Hino Nacional, uma vez na semana, em todas as escolas públicas ou particulares do Brasil, sendo que os estudantes do Ensino Fundamental devem cantar a canção em voz alta. Para comemorar essa data especial ouça o hino da nação e cante-o com todo respeito e emoção merecido.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.