12 de maio: Dia mundial do Enfermeiro

No dia 12 de maio comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro. A data tem como objetivo parabenizar o trabalho deste profissional que presta serviços…

O enfermeiro atua na recuperação do paciente.

No dia 12 de maio comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro. A data tem como objetivo parabenizar o trabalho deste profissional que presta serviços para melhorar as condições de saúde das pessoas. Munido de conhecimentos da sua área, o enfermeiro atua na prevenção de doenças e na recuperação dos pacientes.

Origem do Dia Mundial do Enfermeiro

O Dia Mundial do Enfermeiro foi influenciado pela data de nascimento de Florence Nightingale, uma enfermeira britânica que ficou conhecida por cuidar dos feridos da Guerra da Criméia. Nascida em 12 de maio de 1820, Florence recebeu o apelido de “A dama da lâmpada”, pois usava este utensílio para auxiliar o seu trabalho a noite.

Florence Nightingale

A profissão de enfermeiro tem uma origem mais remota, estando ela enraizada na época do Velho Testamento.  A missão da enfermagem naquele período já consistia em cuidar e proteger os doentes, sobretudo os idosos e deficientes.

Com o passar dos séculos, as práticas de saúde evoluíram e o enfermeiro precisou aprimorar os seus conhecimentos. Mesmo com a importância da profissão para a sociedade, houve um período de crise para a enfermagem. Como este trabalho era associado ao perfil feminino e se apresentava como uma prática leiga, muitas mulheres consideraram a função indigna e semelhante ao serviço doméstico.

A ideia sobre o enfermeiro começou a ser desmitificada com o reconhecimento da profissão, que ocorreu em meados do século XVI. Não demorou muito para que a ANA (American Nurses Association) elaborasse uma definição padrão para a prática da enfermagem.

Veja também: Graduação em Enfermagem – preços, faculdades

A profissão de enfermeiro

Os hospitais públicos e particulares são os principais empregadores dos enfermeiros.

O profissional formado na área de enfermagem tem como meta promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. Ele usa a bagagem de conhecimentos adquirida ao longo da formação para trabalhar em vários setores de um hospital, inclusive UTI.

Leia Também:  1 de dezembro - Dia da prevenção a AIDS

Entre as atividades realizadas pelo enfermeiro, vale ressaltar a coleta de dados sobre o estado de cada paciente e a participação na equipe multiprofissional de saúde. O profissional também cuida da alimentação, higiene e administração dos remédios para que o tratamento tenha o sucesso esperado. O papel do enfermeiro não consiste apenas em cuidar de doentes, ele pode realizar atividades na área de promoção de saúde e prevenção de doenças.

Saiba mais: Melhores cursos de enfermagem do Brasil

O mercado de trabalho oferece boas oportunidades para o enfermeiro, sendo que os hospitais públicos e privados são os principais empregadores da categoria. O profissional graduado ou com formação técnica em enfermagem também pode trabalhar com atendimento domiciliar e pesquisas.

Top